Nesta quarta-feira (19), Fortaleza e algumas cidades da Região Metropolitana amanheceram debaixo de fortes chuvas, raios e trovões. Devido à intensidade das precipitações, diversas ruas da Capital estão alagadas. Na Capital, ruas e avenidas ficaram debaixo d'água.
Há relatos de trânsito intenso nas avenidas Bezerra de Menezes, 13 de Maio, Heráclito Graça, Washington Soares, Raul Barbosa, Augusto dos Anjos e José Bastos.
No bairro Quintino Cunha, a chuva fez transbordar um canal, o que preocupou os moradores do entorno. As ruas ficaram alagadas, com lixo boiando. O nível da água chega nas portas e o tráfego de pedestres e veículos está comprometido.
No Hospital Frotinha do Antônio Bezerra, apresentou problemas estruturais na manhã desta quarta-feira (19). Foram registradas infiltrações, causando goteiras e alagamentos em áreas com pacientes.
A Defesa Civil de Fortaleza registro dois casos de riscos de desabamento, sendo um no Centro e outro no Carlito Pamplona. As ocorrências foram durante o plantão noturno das 19h de terça-feira (18) às 7h de hoje.
O imóvel no Carlito Pamplona, que estava desocupado, foi interditado pelos agentes. "O órgão reforça que as equipes estão trabalhando em diversas áreas da cidade e avaliando a situação das comunidades residentes no entorno dos recursos hídricos", acrescentou a Defesa Civil.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza confirmou, em nota, a ocorrência de "vazamento de água pluvial". No entanto, reforçou que a unidade está funcionando normalmente, e que os reparos estão sendo efetuados.
A chuva com maior precipitação foi em Aquiraz, com 172,4 milímetros, o que causou muitos transtornos na cidade e deixando o mercado público e a Rodoviária do município alagados.
Passageiros tiveram de subir nos assentos para fugir do alagamento e alguns ônibus também ficaram presos em pontos alagados devido ao nível da água e carros até boiaram com a força da correnteza criada pela precipitação.
Em nota, o Prefeito Bruno Gonçalves, em suas redes sociais, pede que a população evite ir até a região central de Aquiraz, entre eles, a Rodoviária, por conta dos transtornos causados pela chuva.
Nas últimas 24 horas, choveu em 69 municípios cearenses, segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Além de Aquiraz, as maiores precipitações foram no município de Pindoretama, com 145 milímetros, conforme observado até as 9h da manhã desta quarta.
O órgão ainda detalhou que Fortaleza teve 36 milímetros de chuva desde a meia noite.
Para a tarde de hoje, Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuvas e trovoadas no Litoral Norte, Ibiapaba, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns, Litoral do Pecém e Jaguaribana. No Litoral de Fortaleza e no Cariri previsão de chuva. Já a noite, Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva e trovoadas no Cariri, Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns, e alta possibilidade de chuva nas demais macrorregiões, diz a FUNCEME.
Mín. 24° Máx. 28°