O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou neste sábado (1º) como "grotesca" a discussão entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca.
Lula também afirmou que Zelensky foi "humilhado" por Trump no encontro, ocorrido na sexta-feira (28), no salão oval da Casa Branca.
"Eu sinceramente não sou diplomata. Mas acho que a diplomacia, desde que o planeta Terra foi criado, desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca", declarou Lula a jornalistas no Uruguai.
"Acho que o Zelensky foi humilhado. Acho que, na cabeça do Trump, o Zelesnky merecia isso. Acho que a União Europeia foi prejudicada com o discurso", continuou.
Em uma reunião transmitida ao vivo e diante da imprensa, Trump pressionou Zelensky a aceitar um acordo para encerrar a guerra da Ucrânia, iniciada em 2022, depois de a Rússia invadir o território ucraniano.
Os EUA eram aliados de primeira hora da Ucrânia durante o governo Biden. Quando Trump assumiu, no entanto, a Casa Branca se aproximou do presidente Vladimir Putin, da Rússia, chegando a discutir um acordo para encerrar a guerra sem a presença dos representantes de Kiev.
O bate-boca entre Trump e Zelensky começou nos dez dos 45 minutos finais em que os dois presidentes se encontraram na Casa Branca. Zelensky se mostrou desconfiado quanto ao compromisso de Putin de encerrar a guerra. Ele chamou Putin de "assassino".
O vice-presidente americano JD Vance, também presente ao encontro, disse: "Senhor Presidente, com todo o respeito. Acho desrespeitoso da sua parte vir ao Salão Oval e tentar debater isso diante da mídia americana". Quando Zelensky tentou responder, Trump levantou a voz:
"Você está jogando cartas, você está apostando a vida de milhões de pessoas, você está fazendo uma aposta com a Terceira Guerra Mundial. Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial. E o que você está fazendo é muito desrespeitoso ao país. A este país, que o apoiou muito mais do que muitas pessoas disseram que deveria", afirmou Trump em tom acalorado.
Por conta da discussão, Estados Unidos e Ucrânia não assinaram o acordo sobre a exploração das terras raras ucranianas —que era a razão de ser do encontro na Casa Branca entre Trump e Zelensky.
Nesta semana, os dois países haviam chegado a um entendimento sobre a exploração das terras raras da Ucrânia. Essas regiões possuem minerais valiosos, como manganês, urânio, titânio, lítio, minérios de zircônio, além de carvão, gás e petróleo.
Mín. 24° Máx. 28°