Segunda, 17 de Março de 2025
26°

Tempo nublado

Fortaleza, CE

Especiais Reformas IJF

Prefeitura de Fortaleza retoma obras de reforma de UTIs do IJF

As obras foram paralisadas ainda na gestão anterior e, após finalizadas, vão disponibilizar 30 leitos de UTI

10/03/2025 às 09h55 Atualizada em 10/03/2025 às 10h01
Por: Rede Mult Fonte: Portal Prefeitura de Fortaleza
Compartilhe:
Prefeitura Municipal de Fortaleza
Prefeitura Municipal de Fortaleza

Em visita ao Instituto Dr. José Frota (IJF), nesta sexta-feira (7/3), o prefeito Evandro Leitão anunciou a retomada dos trabalhos de reforma e modernização das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do hospital municipal, que é referência regional em traumas de alta complexidade. As obras no quinto pavimento do prédio principal foram iniciadas em 2024 e paralisadas em outubro do mesmo ano.

A vistoria do canteiro de obras também contou com as presenças do secretário da Infraestrutura de Fortaleza, André Daher, da secretária da Saúde do município, Socorro Martins, e da superintendente do IJF, Riane Azevedo.

Ao todo, 30 leitos, divididos em três unidades de internação, serão disponibilizados à população. O espaço vai contar com uma nova estrutura de atendimento, equipada com aparelhos modernos, dentro dos protocolos vigentes de assistência e atuação das equipes multiprofissionais dedicadas à recuperação dos pacientes críticos. Esta é a primeira grande intervenção realizada no setor desde a sua inauguração na década de 1990.

O projeto seguirá sendo executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura e deverá ser concluído nos próximos seis meses. A modernização das áreas de tratamento intensivo aos pacientes graves do IJF visa promover o acesso da população ao direito à saúde de qualidade, reforçando a qualificação do hospital como centro de excelência na proteção da vida dos adultos e crianças acolhidos, vindos até de outros Estados.

Atendimentos

Conforme os registros da direção do IJF, somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a Emergência acolheu cerca de 9 mil pacientes. As fraturas e lesões por quedas (2.737) lideram as causas de hospitalização, seguidas por colisões com motocicletas (1.153), aspiração ou ingestão de objetos estranhos (778), intoxicações agudas (554) e queimaduras (509).

 
 
 
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários