Domingo, 20 de Julho de 2025
30°

Tempo nublado

Fortaleza, CE

Meu Vereador Ações

Vereadoras de Fortaleza se reúnem para fortalecer ações da Procuradoria da Mulher

A Procuradoria Especial da Mulher tem um papel fundamental na defesa dos direitos das mulheres e no fortalecimento da participação feminina na política.

20/03/2025 às 11h00
Por: Rede Mult Fonte: CMFor-Ce
Compartilhe:
Repórter: José Maurício Moreira Santos
Repórter: José Maurício Moreira Santos

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Fortaleza realizou, na manhã de terça-feira (18), um café da manhã para as vereadoras e suas assessoras da Casa. Na ocasião, a vereadora procuradora da Mulher, Professora Adriana Almeida (PT), recebeu as mulheres e destacou que o momento tinha o objetivo de “confraternizar com as vereadoras e seus mandatos”.

“Hoje, culminou de a gente fazer um café da manhã para as vereadoras e assessoras das vereadoras para mostrar a procuradoria e os serviços que a procuradoria presta às mulheres, colocar a procuradoria a serviço dos mandatos das vereadoras para que a gente possa construir ações coletivas”, disse Adriana Almeida.

A vereadora Tia Francisca (PSD) está disposta a “engajar a Procuradoria e a comunidade”. “As mulheres carentes precisam de ajuda, de socorro. Precisam realmente de uma palavra, de uma direção. E, muitas vezes, nós que moramos na comunidade, não tivemos essa oportunidade. Então, com elas aqui, não só vamos aprender, mas também levar e engajar a Procuradoria com a comunidade”.

A vereadora Estrela Barros (PSD) parabenizou a vereadora Adriana Almeida “por essa iniciativa de aproximar mais ainda as mulheres da procuradoria da Mulher na Câmara”. “Agora, tanto a gente pode trazer as mulheres para a serem atendidas aqui na procuradoria, na Câmara, como também levar a procuradoria para dentro das comunidades. Isso é muito importante, porque várias mulheres não têm condições de vir até aqui ter o atendimento”, disse Estrela.

A vereadora Mari Lacerda (PT) alertou que a “política ainda é hoje um espaço hostil para as mulheres”. “Ter uma procuradoria comandada por uma vereadora da Casa fortalece mais um mecanismo de acolhimento, de inclusão e também de construção de campanhas que visem ao fim dessa desigualdade, que ainda é muito gritante na nossa sociedade”, fala Mari.

A vereadora Priscila Costa (PL) compareceu ao evento se colocou “à disposição para poder somar nessa causa. “Eu ouvi a fala e o compromisso da vereadora Adriana de tornar esse instrumento que é a procuradoria da mulher algo voltado de fato para a mulher, no valor e na dignidade que ela tem, acima das bandeiras partidárias. Foi algo que eu gostei de ouvir. Estive presente justamente porque quero acompanhar de perto”, declarou Priscila.

“Foi um momento muito gratificante, porque nós somos hoje dez vereadoras, dos 43 vereadores da Casa. E aqui, estiveram presentes vereadoras da situação, da base, da oposição, independentes. Então, a gente compreende que o espaço da procuradoria vai além de questões políticas partidárias. Ela é um equipamento a serviço da vida das mulheres, da proteção das mulheres e para apoio ao mandato das vereadoras também. Então, esse momento foi para isso”, encerrou a vereadora procuradora Adriana.

As vereadoras que não puderam comparecer, enviaram suas assessoras para participar do evento, que também contou com a presença da coordenadora da procuradoria da Mulher, Lyliane Bastos.

???? Próximas ações

A Procuradoria Especial da Mulher visita, na próxima quinta-feira (20), o Terminal do Antônio Bezerra e na última quinta-feira será feita a visita ao Terminal do Papicu. “De 7h às 11h, lá a gente faz um diálogo com as mulheres e com os homens também, porque o combate à violência tem que ser pra todo mundo”, explica Adriana.

A parlamentar disse ainda que a procuradoria vai visitar todos os terminais de ônibus, já está visitando as escolas para fazer palestras e quer ampliar e chegar às feiras livres. A ação se dá para divulgar o equipamento entre a população.

As pessoas podem acessar os serviços da Procuradoria Especial da Mulher de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Câmara de Fortaleza, ou pelo telefone 3444-8452.

Foto: Érika Fonseca

Repórter: José Maurício Moreira Santos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários