O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, foi criado pela Organização Mundial da Saúde para promover conscientização sobre direitos à saúde. Em alinhamento com esse propósito, a Câmara de Fortaleza está expandindo seus serviços de saúde, que antes atendiam apenas servidores, para a comunidade no entorno da Casa.
A Unidade de Saúde do Servidor da Câmara de Fortaleza passará por uma importante reestruturação e será transformada na Coordenadoria de Saúde do Servidor. Além dos atendimentos clínicos já oferecidos – que incluem prescrição de medicamentos e exames – a nova Coordenadoria contará com especialistas em cardiologia, endocrinologia, ortopedia, psiquiatria e pediatria.
Filipe Mota, coordenador da unidade, ressalta a importância da data: “O Dia Mundial de Saúde possui um papel na educação, conscientização e incentivos de ações para melhorar a saúde da população. A data nos ajuda a enfatizar os problemas de saúde que afetam a população de Fortaleza, como doenças crônicas, saúde mental, saúde materno infantil, por exemplo. Estas pontuações nos ajudam a promover ações governamentais e políticas públicas, como a restruturação da Unidade de Saúde do Servidor da Câmara de Fortaleza”, disse o Coordenador.
Atualmente, o atendimento funciona em sistema de porta aberta para servidores, sem necessidade de agendamento, com duas médicas – uma endocrinologista e uma psiquiatra – disponíveis de segunda a sexta, das 8h às 17h. A expansão será feita em etapas: primeiro para servidores e seus dependentes, e posteriormente para a população do entorno da Câmara.
Outra iniciativa importante é a criação do Espaço Evoluir, aprovada por unanimidade na última quarta-feira (2), que atenderá crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e síndrome de Down. O projeto agora aguarda sanção do prefeito Evandro Leitão para ser implementado.
Foto: Érika Fonseca
Repórter: Andre Barbosa Pinheiro
Mín. 25° Máx. 29°