Quarta, 30 de Abril de 2025
28°

Parcialmente nublado

Fortaleza, CE

Brasil Alusão ao Nazismo

Venda de suásticas online leva à prisão de idoso pela Polícia Federal.

Ele vendia emblemas, distintivos e bandeiras com a cruz suástica ou gamada. O homem foi preso em flagrante pela Polícia Federal

15/04/2025 às 13h11
Por: Rede Mult Fonte: Portal Metrópoles/ Rede Mult de Comunicação
Compartilhe:
 Foto: Divulgação/PF
Foto: Divulgação/PF

Um idoso de 70 anos, residente no Rio de Janeiro, foi detido em flagrante pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (15/4) durante a "Operação Lembrança Ingrata". Ele estava sendo investigado por vender online objetos com simbologia nazista.

A investigação teve início após uma denúncia de uma organização não governamental (ONG) sobre uma página na internet onde o homem comercializava itens como emblemas, ornamentos, distintivos, bandeiras, revistas e uniformes adornados com a cruz suástica, com o propósito de propagar o nazismo.

A PF conduziu uma análise minuciosa de dados digitais e outras diligências investigativas, o que permitiu identificar o alvo da operação e confirmar que o septuagenário estava vendendo os produtos em apologia ao nazismo.

Na operação realizada nesta terça-feira, policiais federais da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (Deleciber) cumpriram um mandado de busca e apreensão na moradia do investigado, situada no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A ordem judicial foi emitida pela 8ª Vara Criminal Federal do RJ.

No decorrer do cumprimento do mandado, os policiais federais encontraram e apreenderam na residência do homem uma bandeira, revistas, brevês e moedas ostentando a cruz suástica, resultando em sua prisão em flagrante. Ele será responsabilizado pelo crime de apologia ao nazismo, cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão, além de multa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários