Indiciado pela Polícia Federal por envolvimento em esquema de manipulação de resultados por meio de cartões amarelos, o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, teve sua conduta monitorada desde uma conversa com o irmão, Wander Nunes Pinto Júnior, em 29 de agosto de 2023. Na ocasião, o jogador afirmou que levaria cartão na partida contra o Santos, em 1º de novembro. Entre a data da mensagem e o jogo em questão, Bruno Henrique recebeu outros três cartões amarelos no Campeonato Brasileiro.
De acordo com o relatório da PF, o atacante teria prometido ao irmão que não se envolveria em discussões com árbitros para evitar novas advertências antes do confronto com o Santos.
“Não vou reclamar. Só se eu entrar forte em alguém”, escreveu Bruno Henrique em uma das mensagens, segundo a investigação.
No dia da conversa com o irmão, Bruno Henrique acumulava dois cartões na competição — contra Fortaleza (1º de julho) e Coritiba (20 de agosto). Poucos dias depois, em 2 de setembro, recebeu nova advertência no clássico contra o Botafogo, após atingir o rosto de Cuesta aos 43 minutos do primeiro tempo. Com o terceiro amarelo, cumpriu suspensão automática na rodada seguinte, quando o Flamengo foi derrotado por 3 a 0 pelo Athletico-PR, em Cariacica.
Após cumprir suspensão, o jogador voltou aos gramados e voltou a ser advertido em duas ocasiões:
20/09/2023 – Goiás 0 x 0 Flamengo: cartão por falta em Alesson, aos 41 do segundo tempo.
07/10/2023 – Corinthians 1 x 1 Flamengo: cartão por falta em Fagner, aos 48 do segundo tempo.
Assim, Bruno Henrique chegou novamente pendurado à partida contra o Santos, no dia 1º de novembro, exatamente como havia previsto ao irmão.
2/9/2023 – Botafogo 1 x 2 Flamengo: falta em Cuesta, 43’ do 1º tempo
20/9/2023 – Goiás 0 x 0 Flamengo: falta em Alesson, 41’ do 2º tempo
7/10/2023 – Corinthians 1 x 1 Flamengo: falta em Fagner, 48’ do 2º tempo
A Polícia Federal continua analisando o material apreendido, incluindo conversas, vídeos e movimentações financeiras. Bruno Henrique foi formalmente indiciado, mas a defesa do jogador nega qualquer irregularidade e promete colaborar com as autoridades.
O Flamengo, até o momento, não se manifestou oficialmente sobre o caso.
Mín. 25° Máx. 29°