Já imaginou defender os interesses do Brasil em negociações internacionais, viver em diferentes culturas e construir uma carreira com impacto global? O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) acaba de abrir as portas para essa realidade com o lançamento de um novo e aguardado concurso público. São 50 vagas para o cargo inicial de terceiro-secretário, uma oportunidade de ouro para quem almeja uma trajetória profissional desafiadora e recompensadora.
As inscrições para este passaporte para o mundo da diplomacia começam já nesta sexta-feira, 16 de maio, e seguem até 4 de junho, com um portal exclusivo no site do Cebraspe te esperando. O investimento para embarcar nessa jornada é de R$ 229, mas fique atento! Candidatos inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea podem solicitar a isenção dessa taxa, um incentivo importante para democratizar o acesso ao concurso.
E o que te espera ao cruzar essa fronteira profissional? Uma remuneração inicial de R$ 22.558,56, um valor que te permitirá construir um futuro sólido, além dos benefícios que valorizam os servidores públicos federais.
Mas as boas notícias não param por aí! O Itamaraty demonstra um olhar atento à diversidade e à inclusão. Das 50 vagas oferecidas, 10 são reservadas para candidatos negros e três para pessoas com deficiência (PCD). E em uma iniciativa inédita e inspiradora, o concurso vai convocar 75 mulheres a mais para a segunda fase, independentemente de sua classificação na primeira etapa. O objetivo? Promover uma maior equidade de gênero em um ambiente profissional de grande relevância para o país.
Preparado para o desafio? O concurso será dividido em duas fases eletrizantes. A primeira etapa é um teste de fogo com 240 questões de "certo ou errado", que vão testar seus conhecimentos em Língua Portuguesa, História do Brasil e Mundial, Geografia, Língua Inglesa, Política Internacional, Economia e Direito. 1 Se você superar essa barreira, a segunda fase te aguarda com provas escritas que aprofundarão essas áreas do saber, além de uma avaliação em Língua Espanhola ou Francesa, para mostrar sua versatilidade linguística.
Marque na agenda! A prova objetiva da primeira fase está marcada para 20 de julho deste ano. Já a imersão nas provas escritas da segunda fase acontecerá nos dias 23, 24, 30 e 31 de agosto. E para facilitar a sua participação, as provas serão realizadas em todas as capitais do Brasil e no Distrito Federal.
Quem pode se candidatar a essa aventura diplomática? Se você é brasileiro nato, tem no mínimo 18 anos, está com as obrigações eleitorais em dia (e militares, no caso dos homens) e possui um diploma de graduação reconhecido pelo MEC, independentemente da sua área de formação, a hora de brilhar é agora!
Ser um diplomata é muito mais do que um emprego, é uma missão! É representar o Brasil e seus cidadãos além das nossas fronteiras, negociar acordos que moldam o futuro, participar de debates globais e oferecer apoio aos brasileiros em terras estrangeiras. A porta de entrada para essa fascinante carreira é o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), organizado pelo renomado Instituto Rio Branco (IRBr), a escola que forma os futuros líderes da diplomacia brasileira, ligada ao próprio Itamaraty. Não perca essa chance de trilhar um caminho único e impactante!
Mín. 24° Máx. 28°