Na manhã da última quinta-feira (15), uma ação integrada das polícias civis do Ceará e do Rio de Janeiro resultou na prisão de Anderson Bruno Soares Silva, vulgo 'Pacote', de 36 anos. Ele é identificado como um dos principais líderes da facção carioca Comando Vermelho (CV) com atuação no Ceará e foi detido no Recreio dos Bandeirantes, no Rio, quando se dirigia ao médico ao sair de um condomínio residencial.
A Polícia Civil do Ceará (PCCE) confirmou a prisão do suspeito, que responde no estado por crimes como tráfico de drogas, homicídios, roubo, porte ilegal de arma de fogo e organização criminosa. Segundo a PCCE, 'Pacote' era conhecido por sua forma violenta de agir e é investigado por liderar uma guerra entre grupos criminosos que causou diversos homicídios em Crateús e cidades vizinhas.
As investigações para localizar e prender o criminoso duraram mais de um ano e meio e foram coordenadas pela Delegacia de Crateús. A polícia apurou que, desde que obteve liberdade condicional em 2023, 'Pacote' se escondia na Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, de onde ordenava crimes no Ceará com o auxílio de outros membros da facção.
A prisão de 'Pacote' ocorre após outro episódio relevante envolvendo membros do CV. Em fevereiro deste ano, quatro homens que teriam sido expulsos e "decretados de morte" pela facção no Rio de Janeiro foram presos pela PCCE ao desembarcarem no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Os detidos foram identificados como Francisco Airton Vieira Araújo ('Airtinho'), Francisco da Silva Prudêncio ('Bira'), Gessival Moreira de Lima e Jardel Almeida de Mesquita. O grupo atuava no bairro Pirambu, em Fortaleza, antes de fugir para o Rio, onde teriam traído um indivíduo conhecido como 'Skidum' e, posteriormente, tentado retornar ao Ceará com documentos falsos.
Mín. 24° Máx. 28°