O deputado federal André Fernandes (PL) participou, nesta segunda-feira (19), de uma reunião com os nove vereadores da oposição em Fortaleza. O café da oposição na Câmara de Fortaleza (CMFor) ocorreu com o intuito de discutir a articulação dos opositores para as eleições gerais de 2026, no próximo ano. Segundo Fernandes, o momento é de construir uma chapa única da oposição para o pleito. Ele afirmou ainda que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) é “preparado” e “inteligente”, e que não teria problema em apoiá-lo. O parlamentar frisou ainda que é preciso que o grupo deixe “o ego de lado”, com o objetivo de “tirar o PT do poder”.
Também intitulado café da oposição, deputados estaduais já realizam, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), encontro com o intuito de construir a estratégia eleitoral da oposição.
Pelo grupo oposicionista, além de Ciro Gomes, o outro nome cotado como possível candidato é o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). Nos bastidores, o ex-presidenciável tenta lançar RC, mas deixa a entender que, caso veja necessidade, lançaria sua candidatura. O ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) também já foi citado, mas o seu nome corre por fora. André Fernandes, por não ter a idade mínima de 30 anos, não pode disputar o Abolição. Ainda assim, o bolsonarista deve ter um papel importante na articulação.
No Legislativo municipal, estiveram na reunião com André os cinco vereadores do PL, Priscila Costa, Julierme Sena, Inspetor Alberto, Bella Carmelo e Marcelo Mendes; Soldado Noelio (União Brasil); Pedro Matos (Avante); PP Cell (PDT); e Jorge Pinheiro (PSDB). “Esse primeiro momento faz parte de uma série de encontros que discutirão os rumos do Estado do Ceará para as eleições do ano que vem”, escreveu Julierme, sobre o encontro.
Mín. 24° Máx. 28°