A Enel Distribuição Ceará informou que registrou, na madrugada desta terça-feira (20), mais uma ação criminosa de furto de cabos elétricos em Fortaleza. O caso aconteceu na avenida Edilson Brasil Soares, no bairro Sapiranga (Coité), e afetou temporariamente o fornecimento de energia para alguns clientes da região. Esta é a terceira ocorrência de furto de cabos apenas nesta semana.
De acordo com a distribuidora, cerca de 690 metros de cabos foram furtados. Logo após identificar a ocorrência, a Enel realizou manobras emergenciais de transferência de cargas, restabelecendo o fornecimento de energia para 100% dos consumidores afetados.
Equipes da empresa seguem no local realizando os trabalhos de substituição dos cabos danificados. A distribuidora também informou que registrou um boletim de ocorrência e acompanha o caso em conjunto com os órgãos de segurança pública. Na segunda-feira (19), ações semelhantes aconteceram no bairro Água Fria, evidenciando um crescimento desse tipo de crime na capital.
Segundo dados divulgados pela Enel, entre janeiro e abril deste ano, cerca de 76 quilômetros de cabos foram furtados em todo o estado do Ceará. Em 2024, o número já chega a 320 quilômetros, afetando mais de meio milhão de unidades consumidoras.
Com o aumento das ocorrências, a distribuidora reforça o apelo à população para que colabore com o combate a esse tipo de crime. Para isso, foi criada a Central de Segurança da Enel Ceará, onde denúncias podem ser feitas 24 horas por dia pelos telefones (85) 3453-4060 ou pelo WhatsApp (85) 99993-9526.
A empresa orienta que, ao observar pessoas ou veículos atuando na rede elétrica sem o fardamento completo da distribuidora, a população deve denunciar imediatamente. “O papel da sociedade é fundamental para fortalecer esse combate e garantir a segurança da rede elétrica e da população”, reforçou a Enel em nota.
Mín. 24° Máx. 28°