O transporte metropolitano do Ceará está no centro das atenções com a 34ª edição do Fórum Regulação e Cidadania, promovido pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). O evento, que ocorrerá no próximo dia 5 de junho, às 14h, na sede da Arce, promete desvendar o novo modelo de contratação do serviço, trazendo à tona a visão do Governo e comparativos com outras experiências brasileiras.
O tema principal, "O novo modelo de contratação do transporte metropolitano no Ceará e experiências semelhantes no Brasil", será aprofundado por dois palestrantes de peso. Hélio Holanda, coordenador de transporte da Arce, será o responsável por detalhar o papel fundamental da agência reguladora neste novo cenário. Em seguida, Dimas Barreira, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), compartilhará valiosas experiências de modelos semelhantes já implementados em outras regiões do país.
O Fórum Regulação e Cidadania, criado em março de 2012, é uma iniciativa contínua da Arce para promover o diálogo entre órgãos públicos, formadores de opinião, entidades de classe e lideranças comunitárias. O objetivo é que esses atores sociais compreendam e divulguem as atividades de um ente regulador, adaptando-se ao novo panorama de atuação do Estado.
Além disso, o fórum busca estreitar o relacionamento com a sociedade, oferecendo informações e educação sobre as quatro áreas cruciais sob a alçada da Arce: energia elétrica, saneamento básico, transporte intermunicipal e gás natural canalizado.
Hélio Holanda: engenheiro civil pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia e doutor pela UFC, com foco em acessibilidade urbana e valor do tempo. Atualmente, é coordenador de Transportes da Arce, professor efetivo do Instituto Federal do Ceará e consultor técnico com vasta experiência em planejamento, operação e regulação do transporte público de passageiros.
Dimas Barreira: Administrador de empresas pela Faculdade Farias Brito. Atualmente é Presidente do Sindiônibus, conselheiro da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros, diretor da Seção de Passageiros da Confederação Nacional do Transporte e Conselheiro do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos, além de sócio diretor da Auto Viação São José.
Mín. 24° Máx. 28°