Sexta, 13 de Junho de 2025
26°

Parcialmente nublado

Fortaleza, CE

Saúde Mais um Caso

Zoológico de Brasília é fechado por suspeita de casos de gripe aviária

Dois animais foram encontrados mortos no interior do Zoológico. Casos são investigados pela Secretaria de Agricultura (Seagri)

28/05/2025 às 16h42 Atualizada em 28/05/2025 às 16h49
Por: Frank Ferreira Fonte: Portal Metrópoles/ Rede Mult de Comunicação
Compartilhe:
Foto: Kebec Nogueira/ Metrópoles
Foto: Kebec Nogueira/ Metrópoles

Zoológico de Brasília precisou fechar as portas por suspeitas de casos de gripe aviária. Segundo informações preliminares, um pombo e um pato foram encontrados mortos e levantaram suspeitas sobre a infecção.

A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) esteve no local para fazer uma inspeção. Ainda não há informações sobre até quando o Zoo ficará fechado.

Zoológico de Brasília é fechado por suspeita de casos de gripe aviáriaFuncionários passam a usar máscaras após suspeita de gripe aviária no Zoo de BrasíliaZoológico de Brasília é fechado por suspeita de casos de gripe aviáriaFuncionários passam a usar máscaras após suspeita de gripe aviária no Zoo de Brasília

O governador Ibaneis Rocha confirmou o caso suspeito à coluna e disse que a Seagri “está acompanhando desde o primeiro caso no Rio Grande do Sul”. “Temos que tomar todas as medidas sanitárias. Aqui estamos preparados para isso”, afirmou.

Ibaneis comentou, ainda, que a gripe aviária deverá se espalhar como ocorreu com a Covid-19, segundo especialistas.

“Será espalhada para o mundo todo, porque as aves são migratórias. Já era esperado por todos que acompanham isso. No Brasil, não será diferente, até porque estamos em um ponto central de migração entre América do Norte, Europa e os polos. Tenho certeza de que vai ser uma crise mundial. Temos de encarar como encaramos a Covid”, destacou.

Sobre a suspeita de gripe aviária no Zoológico, Ibaneis disse que a Seagri ainda realiza os exames e, como medida de precaução, fechará o local até que saiam os resultados.

 

Gripe aviária no Brasil

Além do primeiro caso da doença registrado em Montenegro (RS), outro foco de gripe aviária foi identificado em um abatedouro avícola no município de Aguiarnópolis (TO), na divisa com Maranhão, no dia 19 de maio. Na ocasião, as autoridades locais já apontaram que “a situação está sob controle e não representa risco à saúde humana”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários