O Banco Central (BC) anunciou, nesta quarta-feira (28), o lançamento do Pix Automático, serviço que começará a valer em 16 de junho deste ano.
Semelhante ao débito automático, a nova funcionalidade permite que pagamentos recorrentes sejam feitos de forma automática, mas caberá ao cliente autorizar os débitos após o fornecimento dos dados de cobrança por parte da empresa, como, por exemplo, nas contas de água, luz e telefone.
Neste caso, não será necessário fazer autenticação a cada transação recorrente, sendo que a permissão por parte do cliente pode ser feita uma única vez por meio de aplicativos da instituição financeira.
O Banco Central estima que empresas terão um aumento na sua base de clientes de mais de 160 milhões de usuários Pix, e que a nova ferramenta dará mais controle ao usuário na gestão da autorização, do pagamento e cancelamento direto no app da sua conta.
O novo mecanismo visa facilitar as cobranças, e poderá ser utilizado como forma de recebimento por empresas de diversos segmentos da economia, como concessionárias de serviço público, escolas, faculdades, academias, condomínios, clubes sociais, planos de saúde, serviços de streamings, portais de notícias, clubes por assinatura e empresas do setor financeiro.
Segundo o BC, o Pix Automático está em desenvolvimento desde o ano passado, e será apresentado semana que vem pelo presidente do órgão, Gabriel Galípolo, além de outros dirigentes, que darão mais detalhes dessa atualização.
Mín. 24° Máx. 28°