A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca os motoristas que operam por aplicativos a realizarem suas vistorias nos veículos com final de placa 4 neste mês de junho. Atualmente, o serviço acontece de forma descentralizada, com atendimentos realizados na nova sede da Etufor e em quatro postos da cidade, nos bairros Aerolândia, Demócrito Rocha, Maraponga e Parangaba.
Em 2025, foram vistoriados um total de 4.674 veículos. Somente em maio, 921 veículos foram considerados aptos para a prestação dos serviços de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem passar por fiscalização anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que queiram trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento, feito exclusivamente pelo site da Etufor. Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, realizar o pagamento, apresentar o comprovante e comparecer na data e horário agendados em um dos locais selecionados, apresentando Carteira Nacional de Habilitação - CNH e documentação do veículo.
As vistorias têm validade de um ano a partir da data de realização. Durante o processo, o veículo passa por inspeção completa para garantir conformidade com as normas de segurança e regulamentações vigentes. Ao final das etapas, é emitido um laudo técnico que atesta a regularidade do veículo. O não cumprimento do prazo para a vistoria pode resultar em multa e até na apreensão do veículo, durante fiscalizações realizadas pela Etufor.
Na inspeção, são verificados itens como o estado de conservação dos pneus, sistema elétrico, carroceria e outros componentes essenciais. Além disso, a identidade visual do veículo deve seguir o que determina o Decreto nº 14.415, de 03 de maio de 2019, que exige a afixação de um adesivo com, no máximo, 14cm x 14cm no canto superior direito do vidro traseiro, com a logomarca do aplicativo ou a mensagem: “Este veículo trabalha por aplicativos”. Outro critério importante é o tempo de uso do automóvel, que não pode ultrapassar 10 anos para operar por meio de plataformas de transporte por aplicativo.
Serviço
Vistorias de veículos de aplicativos com final de placa 4 em junho
Documentação: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documentação do veículo e Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pago, no valor de R$ 134,98
Agendamento: site da Etufor
Confira os endereços para realizar a vistoria
Avenida João Pessoa, 6643 – Parangaba
Av. Godofredo Maciel, 2841 – Maraponga
Rodovia BR-116, 6100 – Aerolândia
Av. Carneiro Mendonça, 750 – Demócrito Rocha
Sede da Etufor - Av. Juscelino Kubitschek, 5451 - Passaré
Mín. 24° Máx. 28°