A Ucrânia anunciou, nesta terça-feira (3), que atacou a ponte de Kerch, única ligação entre a Crimeia e a Rússia. A ação militar não teria deixado vítimas, e acontece dois dias após as forças de Kiev realizarem uma investida em grande escala usando drones e destruído diversos aviões no país vizinho.
O ataque à ponte começou às 4h44 da manhã no horário local. As colunas subaquáticas das bases da estrutura foram "severamente danificadas" pelos 1,1 tonelada de explosivos, informou o Ministério da Defesa ucraniano.
Nas redes sociais, Kiev compartilhou um vídeo que seria do suposto momento em que a ponte é explodida. (Assista abaixo).
Ainda segundo o ministério, essa seria a terceira vez que o equipamento é alvo de uma operação do País — as outras foram em 2022 e 2023.
Na nova investida, os agentes do Serviço de Segurança usaram explosivos nas bases da estrutura, que classificou como "ilegal".
Segundo a Reuters, a agência de comunicação oficial russa, que fornece atualizações regulares sobre o status da ponte, disse que a operação dela foi suspensa por cerca de três horas, entre 4h e 7h, horário local.
Na ocasião, não foi dado nenhum motivo para o fechamento temporário, mas foi informado que a ponte havia sido reaberta e estava funcionando normalmente.
A ponte de Kerch tem 19 km de extensão e é a única ligação direta entre a rede de transportes da Rússia e a península da Crimeia, território ucraniano anexado por Moscou em 2014.
Mín. 24° Máx. 28°