O programa Moto Segura CE, iniciativa do Governo do Ceará para combater furto e roubo de motocicletas, teve seu critério de cadastramento modificado. A partir de agora, condutores também poderão realizar o cadastro, desde que apresentem uma declaração do proprietário do veículo. A mudança foi oficializada nesta quarta-feira (11), por meio de decreto assinado pelo governador Elmano de Freitas, e deve ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na mesma data.
Antes, apenas os proprietários podiam fazer o cadastro, exigência que deixa de valer com a nova regulamentação.
“Agora, os condutores também podem se cadastrar no programa Moto Segura CE. O objetivo é ampliar o acesso dos cearenses a essa iniciativa do Governo do Ceará que vem ajudando a reduzir os casos de furto e roubo de motos no estado”, informou o governador por meio de publicação nas redes sociais.
Lançado em setembro do ano passado, o Moto Segura CE integra o programa Ceará contra o Crime e busca coibir a criminalidade envolvendo motocicletas no estado. Desde que entrou em operação, foram registradas seis ocorrências de roubo, com cinco motocicletas recuperadas pelas forças de segurança.
Os interessados devem acessar o aplicativo Meu Detran para realizar o cadastro. Após essa etapa, é necessário agendar a instalação do rastreador. O serviço é gratuito e garantido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Etice e Detran-CE.
– Ser proprietário da moto que será instalado o equipamento ou apresentar declaração do proprietário se for o condutor;
– Ser motociclista de aplicativo e/ou mototáxi;
– Ser residente no Ceará;
– Ter biometria realizada no estado do Ceará;
– Ter habilitação válida com categoria A;
– Moto deve ser emplacada no estado do Ceará;
– Não ter restrições na habilitação;
– Não ter mais de 40 pontos na Carteira Nacional de Habilitação;
– Realizar cadastro no aplicativo Meu Detran;
– Aceitar as regras do programa;
– Comprar o chip de dados específico para inserir no rastreador instalado pelo Governo e garantir as recargas periódicas;
– Manter as condições de adesão enquanto estiver sendo beneficiado com o sistema de monitoramento;
– Realizar agendamento e comparecer para instalação gratuita do equipamento;
– Realizar a desinstalação do rastreador quando receber notificação ou for transferir.
Em caso de furto ou roubo de motocicleta cadastrada no Moto Segura CE, o proprietário deve ligar para o 190 e informar seu CPF e a senha do cadastro no serviço. Com esses dados, a moto passa a ser rastreada pelo Sistema Agilis, que integra câmeras do Nuvid/Ciops e bancos de dados para localizar veículos usados em crimes.
Com o rastreamento acontecendo, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) serão acionadas para abordar o veículo e prender o suspeito que estiver com o bem.
Mín. 24° Máx. 28°