Domingo, 20 de Julho de 2025
30°

Tempo nublado

Fortaleza, CE

Concursos e Empregos Concurso CBM-CE

Unipace abre inscrições para curso gratuito voltado ao concurso dos Bombeiros do Ceará

A formação acontece entre os dias 14 de julho e 23 de agosto de 2025 e conta com 113 horas de carga horária.

27/06/2025 às 10h38
Por: Frank Ferreira Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará
Compartilhe:
Com 300 vagas disponíveis, o curso é voltado a jovens cearenses entre 18 e 29 anos que tenham concluído o ensino médio. Foto:
Com 300 vagas disponíveis, o curso é voltado a jovens cearenses entre 18 e 29 anos que tenham concluído o ensino médio. Foto:

Jovens que estão se preparando para o concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará têm agora uma excelente oportunidade para reforçar os estudos. Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso gratuito do projeto Aprova+ ALECE, iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), voltado exclusivamente aos candidatos do certame do CBMCE.

Com 300 vagas disponíveis, o curso é voltado a jovens cearenses entre 18 e 29 anos que tenham concluído o ensino médio. Terão prioridade os candidatos oriundos da rede pública de ensino, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e, preferencialmente, já inscritos no concurso do CBMCE. A seleção será feita por ordem de inscrição e confirmação dos critérios exigidos.

A formação acontece entre os dias 14 de julho e 23 de agosto de 2025 e conta com 113 horas de carga horária. As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira à noite, no formato online, e aos sábados, de forma presencial, das 13h às 16h30, no Auditório Murilo Aguiar, na sede da Assembleia Legislativa.

A grade curricular foi pensada para atender às principais exigências do edital (confira abaixo), com disciplinas como Língua Portuguesa; Matemática e Raciocínio Lógico; Física, Química e Biologia; Atualidades e História do Ceará; Legislação específica do CBMCE; Direito Penal Militar e Processo Penal Militar; Noções de Direito Constitucional, Direito Administrativo e Administração Pública; além de Primeiros Socorros. 

O curso inclui ainda simulados, resolução de questões no formato da banca organizadora - a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) - e aulas ministradas por professores experientes.

As inscrições podem ser feitas até o meio-dia do dia 8 de julho de 2025, exclusivamente pelo site unipacealece.al.ce.gov.br. Todo o processo é gratuito.

Mais do que uma preparação para provas, o Aprova+ ALECE integra o compromisso da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com a formação cidadã e a democratização das oportunidades no mercado de trabalho, especialmente para a juventude em situação de vulnerabilidade.

Informações

Sobre o Projeto Aprova+ ALECE:

Aprova+ ALECE é um programa idealizado pela Escola Superior do Parlamento Cearense com o objetivo de fornecer cursos preparatórios gratuitos para concursos públicos, havendo aulas on-line e presenciais previamente definidas.

Sobre a 2º turma ofertada:

A segunda turma do programa Aprova+ ALECE será voltada para o concurso público do Corpo de Bombeiro Militar do Ceará. O curso abordará conteúdos cobrados nos principais concursos, como português, raciocínio lógico, direito, matemática e atualidades.

Público Alvo:

Pessoas de 18 a 29 anos preferencialmente em situação de vulnerabilidade e egressos da rede pública.

Período de Inscrições:

26 de junho a 08 de julho de 2025. 

Modalidade do Curso 

Híbrido

Segunda a sexta-feira: aulas online no período da noite

Sábados: aulas presenciais, das 13h às 16h30 

Período do Curso:

Início: 14 de julho de 2025.

Término: 23 de agosto de 2025. 

Local de Realização do Curso:

Anexo I da Assembleia Legislativa do Ceará: Auditório Murilo Aguiar. 

Quantidade de Vagas: 300.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários