O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá na próxima segunda-feira (7/7) o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. O terceiro encontro entre os dois em solo norte-americano foi confirmado pela Casa Branca. A visita de Netanyahu ocorre após Trump dizer que há negociações em andamento para um cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
“Acabei de falar com algumas das pessoas envolvidas. A situação em Gaza é terrível”, disse o presidente dos EUA. “Acreditamos que, na próxima semana, conseguiremos um cessar-fogo”, afirmou Trump na sexta-feira (27/6).
Trump tem manifestado interesse no fim da ofensiva de Israel em Gaza e faz pressão contra a administração do país judeu.
“É importante ressaltar que [Benjamin Netanyahu] está atualmente negociando um acordo com o Hamas, que incluirá a devolução dos reféns”, escreveu Trump em uma publicação dele na semana passada.
Embora Trump se posicione publicamente pelo fim do conflito em Gaza, Israel fez um movimento abrupto no domingo. O Exército de Israel determinou que os palestinos deixem as áreas no norte de Gaza. A ordem de retirada abrange a área de Jabalia e a maioria dos distritos da cidade de Gaza.
“As Forças de Defesa de Israel (IDF) estão operando com extrema força nessas áreas, e essas operações militares vão aumentar, se intensificar e se estender para o oeste, até o centro da cidade, para destruir as capacidades das organizações terroristas”, avisou o Exército de Israel.
Israel e Hamas firmaram um acordo no início do ano, mas Israel descumpriu parte do combinado e os combates foram retomados.
Mín. 24° Máx. 28°