Vereador Luiz Paupina é Detido por Porte Ilegal de Arma de Fogo em Fortaleza
O vereador de Fortaleza Luiz Paupina (Agir) foi preso na madrugada deste sábado (11) por porte ilegal de arma de fogo. A prisão ocorreu durante uma abordagem policial no bairro Coaçu, na capital cearense, quando Paupina estava participando de um evento com um paredão de som ligado. Durante a revista no veículo do parlamentar, uma Hilux preta, a polícia encontrou uma pistola Taurus 838C, calibre .380, carregada com 15 munições, além de dois carregadores extras com mais 15 munições cada.
O parlamentar foi imediatamente detido e levado para o 34º Distrito Policial (DP), onde foi ouvido e liberado após pagar fiança. Paupina alegou que a arma é de sua propriedade e que a possui legalmente, como parte de suas permissões como atirador esportivo (CAC - Caçadores, Atiradores e Colecionadores). Segundo ele, a pistola estava devidamente registrada e ele estava cumprindo todos os requisitos legais para a posse.
Ainda assim, a polícia instaurou um inquérito para apurar os detalhes do caso. A presença da arma no veículo do vereador gerou questionamentos, já que, segundo a legislação, a posse de armas deve seguir rigorosos procedimentos, principalmente para pessoas que não possuem função pública de segurança.
A prisão e o caso geraram repercussão, com apoio e críticas ao vereador, que é uma figura conhecida na política local. A Polícia Civil segue investigando o ocorrido, e a defesa de Paupina promete apresentar a documentação necessária para comprovar a legalidade da posse da arma.
Fontes: Diário do Nordeste, G1.
Mín. 24° Máx. 29°