A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) deu início à "Operação Areninha Segura" para reforçar a segurança nas 110 areninhas da capital cearense. O patrulhamento acontece diariamente das 16h às 22h e abrange todas as 12 regionais da cidade.
De acordo com o secretário da Segurança Cidadã, coronel Márcio Oliveira, a GMF utilizará viaturas, motocicletas e outros recursos operacionais para garantir a cobertura dos espaços. Embora o foco inicial seja a segurança das areninhas, há planos para expandir a operação para outros equipamentos públicos no futuro.
As areninhas são espaços esportivos compostos por campos de grama sintética, alambrados e vestiários com banheiros. Elas fazem parte de uma parceria entre o Governo do Estado do Ceará e as prefeituras municipais, promovendo o incentivo ao esporte. Em Fortaleza, esses espaços oferecem aulas gratuitas de futebol para jovens de 8 a 29 anos por meio do Projeto Atleta Cidadão, coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer (Secel).
Atualmente, o Ceará conta com 330 areninhas, sendo 217 localizadas no interior do estado. A Superintendência de Obras Públicas (SOP), vinculada à Secretaria das Cidades (SCidades), é responsável pelo desenvolvimento dos projetos desses espaços esportivos.