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Quatro escolas públicas do Brasil estão entre as finalistas do prêmio de 'Melhor Escola do Mundo'; confira os projetos

Um exemplo é o programa educativo de hip hop para pessoas privadas de liberdade, que compete na categoria 'superação de adversidades'. Os resultados finais serão anunciados em novembro, com um prêmio de R$ 50 mil em jogo

Publicada em 13/06/24 às 12:29h - 39 visualizações

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Quatro escolas públicas do Brasil estão entre as finalistas do prêmio de 'Melhor Escola do Mundo'; confira os projetos
Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na zona leste de São Paulo, é finalista de prêmio internacional  (Foto: Divulgação/T4 Education / Rede Mult de Comunicação)
Quatro escolas públicas brasileiras foram selecionadas como finalistas do "Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2024" (World's Best School Prizes, no nome original em inglês). Elas competirão em várias categorias pelo prêmio de R$ 50 mil em cada.

Este prêmio, idealizado pela organização global T4 Education com o apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express, reconhece iniciativas educacionais que trazem mudanças significativas na vida dos alunos em suas respectivas regiões. Os resultados desta edição, divulgados recentemente em 13 de junho, destacaram essas escolas como finalistas.



Finalistas brasileiros:

Em "Ação Ambiental": A Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, localizada em Itaituba (PA), se destaca. Desde a sua fundação em 2004, a escola tem educado os alunos para serem guardiões ambientais da Amazônia. Eles aprendem a proteger a biodiversidade da região e a implementar ações de reflorestamento, como no projeto "Projeto Semente do Ipê Amarelo", onde coletam sementes e plantam árvores em áreas desmatadas.

Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira forma 'guardiões da floresta' — Foto: Divulgação/T4 Education


Na categoria "Superação de Adversidades": O Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria, situado em uma unidade socioeducativa do Distrito Federal, se sobressai. A escola pública implementou um projeto educativo baseado na música, visando educar e apoiar 150 meninos enfrentando desafios socioeconômicos e necessidades intelectuais específicas. O programa, chamado de RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo), incorpora ritmo e poesia às aulas, ensinando valores como trabalho em equipe e respeito, além de promover debates sobre cinema e festivais de hip hop. Segundo relatos da escola, essas iniciativas têm melhorado os índices de alfabetização e as interações sociais entre os alunos.

Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria oferece projetos relacionados à música para jovens privados de liberdade
— Foto: Divulgação/T4 Education


Em "Inovação": O Colégio Militar de Manaus, na capital do Amazonas, demonstra sua capacidade de superar desafios geográficos e logísticos para levar educação a áreas remotas onde moram filhos de militares. Através de um programa de ensino à distância, a escola busca estimular o pensamento crítico e o empreendedorismo sustentável. Fundada em 1972, a instituição já recebeu reconhecimento anteriormente pelo Prêmio de Inovação Digital.

Colégio Militar de Manaus destaca-se pelo projeto de EAD — Foto: Divulgação/T4 Education


Na categoria "Colaboração Comunitária": A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, localizada na zona leste de São Paulo, destaca-se por mais de 70 anos de iniciativas pioneiras. Além de promover excelência acadêmica, a escola implementou programas de xadrez, atletismo e ginástica artística. Esses programas visam não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o pessoal e a integração dos alunos. Toda a comunidade escolar, incluindo familiares, é envolvida nessas iniciativas através de eventos e workshops.

Escola Estadual Deputado Pedro Costa implementou programas de xadrez, ginástica artística e atletismo — Foto: Divulgação/T4 Education


Próximos passos:
  • Os nomes dos 10 finalistas em cada categoria foram divulgados em 13 de junho.
  • Em setembro deste ano, apenas 3 escolas de cada grupo serão selecionadas para a próxima etapa.
  • Os resultados finais serão anunciados em novembro de 2024, após avaliação de educadores, ONGs, empreendedores sociais e representantes do governo, da sociedade civil e do setor privado.




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