noticias644 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Brasil

Lula afirmou que a saída de Assange da prisão representa uma: vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa

Julian Assange, fundador do WikiLeaks, fez um acordo com os EUA e deixou a prisão no Reino Unido. Ele concordou em finalmente se declarar culpado em acusações de espionagem, após cumprir parte da sentença.

Publicada em 25/06/24 às 10:07h - 70 visualizações

Alfredo de Alencar / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Lula afirmou que a saída de Assange da prisão representa uma: vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa  Compartilhar a noticia Lula afirmou que a saída de Assange da prisão representa uma: vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa  Compartilhar a noticia Lula afirmou que a saída de Assange da prisão representa uma: vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa

Link da Notícia:

Lula afirmou que a saída de Assange da prisão representa uma: vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa
A esquerda Julian Assange e a direita presidente Luiz Inácio.  (Foto: Justin Talles / Wilton Júnior / Rede Mult de Comunicação)
Lula defende Julian Assange em declarações públicas desde 2010, quando o WikiLeaks começou a divulgar documentos secretos de governos e o fundador foi preso. Nos últimos anos, o presidente criticou em várias oportunidades a detenção prolongada de Assange, que passou 1.901 dias preso. Já no terceiro mandato, em 2023, ele mencionou o caso em um discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, entre outros momentos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou nesta terça-feira (25) a soltura do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, em uma postagem nas redes sociais.

"O mundo está um pouco melhor e menos injusto hoje. Julian Assange está livre depois de 1.901 dias preso. Sua libertação e retorno para casa, ainda que tardiamente, representam uma vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa", escreveu

Os EUA buscavam julgar Assange por vazar 700 mil documentos confidenciais desde 2010, revelando atividades militares e diplomáticas americanas, especialmente no Iraque e Afeganistão. Caso fosse extraditado para os EUA, ele enfrentaria a possibilidade de ser condenado a até 175 anos de prisão. 

Assange deixou a prisão no Reino Unido nesta segunda-feira (24) após chegar a um acordo com a Justiça dos Estados Unidos para se declarar culpado em acusações de espionagem. Como ele já havia cumprido o tempo equivalente na "prisão preventiva", foi libertado.

Julian Assange chegou à Austrália, agora em liberdade.

 Julian Assange chegou à capital da Austrália, Camberra, nesta quarta-feira (26), após o avião que o transportava pousar. Após mais de dez anos, ele retorna ao seu país de origem como uma pessoa libertada. Ontem à noite, ele se declarou culpado e foi sentenciado durante uma audiência no tribunal dos Estados Unidos nas Ilhas Marianas do Norte.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 192735
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!