noticias742 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Brasil

Descriminalização das drogas: o que muda com a decisão do STF?

Usuários não poderão mais sofrer sanções criminais por fumar maconha, mas não quer dizer que a droga está legalizada.

Publicada em 26/06/24 às 06:51h - 33 visualizações

Marcos Carneiro / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Descriminalização das drogas: o que muda com a decisão do STF?  Compartilhar a noticia Descriminalização das drogas: o que muda com a decisão do STF?  Compartilhar a noticia Descriminalização das drogas: o que muda com a decisão do STF?

Link da Notícia:

Descriminalização das drogas: o que muda com a decisão do STF?
Apesar da descriminalização, portar maconha ainda é considerado ilegal, ou seja, contra a lei.  (Foto: Reprodução / Internet / Rede Mult de Comunicação)

Nesta terça-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o porte de maconha para uso pessoal não é crime. Com essa interpretação de descriminalização, a Corte ainda irá estabelecer uma quantidade mínima da substância para distinguir entre usuários e traficantes.


O detalhamento específico será divulgado nesta quarta-feira (26). A decisão só terá efeitos práticos após o encerramento do julgamento e a publicação do acórdão.


A MACONHA FOI LEGALIZADA?


Não. Apesar da descriminalização, portar maconha ainda é considerado ilegal, ou seja, contra a lei. As pessoas ainda podem enfrentar sanções administrativas e socioeducativas.


Não significa que a maconha tenha sido "liberada" no Brasil, mas sim que os usuários não serão mais criminalizados por seu consumo.


Este julgamento teve início em 2015. Embora o STF não considere mais o porte como crime, a maconha permanece não legalizada e não regulamentada no Brasil.


COMO DIFERENCIAR USUÁRIOS DE TRAFICANTES?


Um critério será estabelecido pelos ministros do STF, com base na quantidade de maconha, para determinar quem pode ser considerado usuário e quem se enquadra como traficante, sujeito à acusação de tráfico de drogas.


Essa definição deverá auxiliar as autoridades policiais e judiciais a garantir uma abordagem equitativa nessas situações, evitando que os consumidores sejam inadvertidamente enquadrados na lei.


O julgamento do STF foi crucial nesse contexto para diferenciar esses casos, uma vez que a Lei de Drogas de 2006 estipula que cabe ao juiz fazer essa avaliação.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 192724
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!