noticias9 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Brasil

Governo brasileiro cita 'caráter pacífico' de eleições na Venezuela, mas diz acompanhar apuração 'com atenção'.

Neste domingo, os venezuelanos foram às urnas para as eleições presidenciais.

Publicada em 29/07/24 às 14:02h - 32 visualizações

Marcos Carneiro / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Governo brasileiro cita \'caráter pacífico\' de eleições na Venezuela, mas diz acompanhar apuração \'com atenção\'.  Compartilhar a noticia Governo brasileiro cita \'caráter pacífico\' de eleições na Venezuela, mas diz acompanhar apuração \'com atenção\'.  Compartilhar a noticia Governo brasileiro cita \'caráter pacífico\' de eleições na Venezuela, mas diz acompanhar apuração \'com atenção\'.

Link da Notícia:

Governo brasileiro cita 'caráter pacífico' de eleições na Venezuela, mas diz acompanhar apuração 'com atenção'.
Nicolás Maduro e Lula no Palácio do Planalto em maio de 2023.  (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação / Rede Mult de Comunicação)
Governo brasileiro cita 'caráter pacífico' de eleições na Venezuela, mas diz acompanhar apuração 'com atenção'

Neste domingo, os venezuelanos foram às urnas para as eleições presidenciais. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) informou que Nicolás Maduro foi reeleito com 51,2% dos votos, enquanto o opositor Edmundo González obteve 44%. No entanto, a oposição alega que González teria vencido com 70%. O resultado total ainda não foi divulgado.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (29) pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro afirmou que "acompanha com atenção o processo de apuração" das eleições na Venezuela e aguarda a divulgação de informações mais detalhadas (veja a nota completa mais abaixo).

O CNE, órgão presidido por um aliado de Maduro, anunciou a reeleição do presidente com 51,2% dos votos. Entretanto, a oposição contesta o resultado, alegando que González teve 70% dos votos. A comunidade internacional está dividida quanto ao resultado; alguns países questionam a veracidade do resultado divulgado pelo CNE, enquanto outros apoiam a vitória de Maduro (veja repercussão entre líderes mundiais).

A nota do governo brasileiro expressa que o Itamaraty "saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela", mas faz uma ressalva importante: o governo aguarda a publicação dos chamados "dados desagregados" pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, o que considera "um passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito". Esses dados incluem informações das atas, como os resultados por locais de votação.

A eleição contou com vários candidatos, sendo os mais votados o atual presidente Nicolás Maduro, em busca da segunda reeleição, e o líder opositor Edmundo González.

Até as 11h desta segunda-feira, o resultado total das urnas ainda não tinha sido divulgado. O último boletim do CNE, publicado na madrugada, indicava que apenas 80% dos votos haviam sido apurados. A expectativa era de que o resultado fosse divulgado no domingo, mas o CNE alegou ter sofrido um ataque ao sistema de transmissão de dados.

A nota do Itamaraty também expressa as reservas do Brasil em outro trecho.

O texto reafirma "o princípio fundamental da soberania popular", mas complementa que isso deve ser "observado por meio da verificação imparcial dos resultados".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não havia se pronunciado pessoalmente sobre o assunto até pouco antes das 13h.

Mais cedo, o assessor internacional de Lula e ex-chanceler Celso Amorim havia indicado que o Brasil aguardaria informações adicionais antes de se posicionar, incluindo a divulgação das atas eleitorais.

"O governo brasileiro continua acompanhando o desenrolar dos acontecimentos para poder chegar a uma avaliação baseada em fatos. Como em toda eleição, tem que haver transparência. O CNE ficou de fornecer as atas que embasam o resultado anunciado. Também não vou endossar nenhuma narrativa de que houve fraude. É uma situação complexa e nós queremos apoiar a normalização do processo político venezuelano", afirmou Amorim.

Íntegra da nota

Leia a íntegra da nota divulgada pelo Itamaraty:

"O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração. Reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados. Aguarda, nesse contexto, a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito."



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 198276
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!