noticias293 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Brasil

Starlink pode perder autorização para operar no Brasil, afirma presidente da Anatel

A declaração foi feita pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri.

Publicada em 02/09/24 às 16:56h - 24 visualizações

Ana Melo / Rede Mult de Comunicação.


Compartilhe
Compartilhar a noticia Starlink pode perder autorização para operar no Brasil, afirma presidente da Anatel  Compartilhar a noticia Starlink pode perder autorização para operar no Brasil, afirma presidente da Anatel  Compartilhar a noticia Starlink pode perder autorização para operar no Brasil, afirma presidente da Anatel

Link da Notícia:

Starlink pode perder autorização para operar no Brasil, afirma presidente da Anatel
Durante o processo, que será aberto se necessário, a Starlink terá o direito à ampla defesa.  (Foto: Reprodução / Rede Mult de Comunicação.)
A Starlink, de Elon Musk, pode enfrentar a revogação de sua autorização para operar no Brasil se for confirmado que está desrespeitando a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, para derrubar o acesso ao X.

A declaração foi feita pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri.

Em entrevista ao Estúdio i nesta segunda-feira (2), Baigorri afirmou que, caso se confirme que a empresa está descumprindo a decisão judicial, será iniciado um processo administrativo. Durante o processo, que será aberto se necessário, a Starlink terá o direito à ampla defesa.

"Segue a lei do processo administrativo. As sanções possíveis são aquelas previstas na lei geral de telecomunicações, começando na advertência, sanção de multa e aí, depois, a cassação da outorga. Perdendo a outorga, [a Starlink] perde autorização de prestar os serviços de telecomunicações no Brasil", declarou Baigorri.

O órgão está monitorando se a Starlink está cumprindo a determinação judicial e, segundo Baigorri, qualquer desobediência será comunicada a Moraes, e a Anatel abrirá um procedimento administrativo contra a empresa.

No domingo (1º), a Starlink informou ao presidente da Anatel que não seguiria a decisão de Moraes até que as contas da empresa, também bloqueadas por ordem do ministro, fossem desbloqueadas pela Justiça.

A Starlink é uma provedora de internet por satélite com 225 mil usuários no Brasil, sendo a 16ª operadora em número de clientes no país. Tanto o X quanto a Starlink são empresas do bilionário Elon Musk, que enfrenta inquéritos no STF conduzidos por Alexandre de Moraes.

Desde abril, Musk tem descumprido decisões judiciais relacionadas ao bloqueio de perfis que disseminam desinformação e ataques às instituições democráticas, além de não pagar as multas impostas pelo Supremo.

Para verificar se a Starlink está realmente descumprindo a decisão de derrubar o X, a Anatel enviará técnicos para acessar a rede da empresa nas principais localidades onde opera. O acesso dos técnicos à rede será considerado uma evidência de descumprimento.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 197881
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!