noticias970 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Brasil

Seis pacientes no RJ receberam órgãos infectados com HIV; Governo abre investigação

Laboratório responsável por exames é interditado; Estado retoma sorologia de doadores pelo Hemorio

Publicada em 11/10/24 às 11:57h - 32 visualizações

Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Seis pacientes no RJ receberam órgãos infectados com HIV; Governo abre investigação   Compartilhar a noticia Seis pacientes no RJ receberam órgãos infectados com HIV; Governo abre investigação   Compartilhar a noticia Seis pacientes no RJ receberam órgãos infectados com HIV; Governo abre investigação

Link da Notícia:

Seis pacientes no RJ receberam órgãos infectados com HIV; Governo abre investigação
 (Foto: Rede Mult de Comunicação)
Seis pacientes no Rio de Janeiro receberam órgãos infectados com HIV, segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde do RJ (SES-RJ). O governo estadual classificou o caso como “situação sem precedentes” e anunciou a abertura de uma sindicância para investigar o erro e responsabilizar os envolvidos. O laboratório particular PCS Lab Saleme, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, responsável pelos exames, foi interditado cautelarmente.

Em nota, a SES-RJ destacou o histórico de excelência do serviço de transplantes do estado, que já salvou mais de 16 mil vidas desde 2006. "Esta é uma situação sem precedentes. O serviço de transplantes no Estado do Rio de Janeiro sempre realizou um trabalho de excelência e, desde 2006, salvou as vidas de mais de 16 mil pessoas”, declarou a Secretaria.

O caso veio à tona quando um paciente que recebeu um coração transplantado começou a apresentar sintomas graves cerca de nove meses após a cirurgia, levando ao diagnóstico de HIV. Ao revisar o processo, as autoridades constataram que pelo menos dois doadores tinham o vírus, mas a triagem realizada pelo laboratório contratado não detectou a infecção, permitindo que os órgãos fossem enviados para transplante.

A SES-RJ havia contratado o PCS Lab Saleme em dezembro do ano passado, em uma licitação de R$ 11 milhões, para realizar a sorologia dos órgãos doados. Após a confirmação do erro, a Secretaria transferiu todos os exames de sorologia para o Hemorio, que agora também reavaliará o material armazenado de 286 doadores desde a data da contratação do laboratório.

A secretária estadual de Saúde, Cláudia Mello, afirmou que “a partir do dia 13 de setembro, toda a doação é passada direto das doações para o Hemorio". Uma comissão multidisciplinar foi criada para acolher e orientar os pacientes afetados. 

Além da sindicância, o caso está sendo investigado pela Delegacia do Consumidor (Decon), da Polícia Civil, para esclarecer as circunstâncias e preservar a identidade dos envolvidos.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 233783
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!