noticias607 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Ceará

Antigo Iracema Plaza Hotel localizado na Av. Beira Mar em Fortaleza será demolido.

Na ocasião, o gestor explicou que o imóvel corre \

Publicada em 05/03/24 às 12:46h - 87 visualizações

João Paulo Miranda/Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Antigo Iracema Plaza Hotel localizado na Av. Beira Mar em Fortaleza será demolido.  Compartilhar a noticia Antigo Iracema Plaza Hotel localizado na Av. Beira Mar em Fortaleza será demolido.  Compartilhar a noticia Antigo Iracema Plaza Hotel localizado na Av. Beira Mar em Fortaleza será demolido.

Link da Notícia:

Antigo Iracema Plaza Hotel localizado na Av. Beira Mar em Fortaleza será demolido.
 (Foto: Thiago Gadelha/SVM / Fabiane de Paula/SVM)











A ação de demolição do Edifício São Pedro, em Fortaleza, começará nesta terça-feira, dia 5 de março, como anunciado pelo secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias. A demolição deve ser concluída em até 90 dias, conforme previsto. A intervenção no prédio será realizada de cima para baixo, e os escombros serão levados para um terreno ao lado do local para serem posteriormente reciclados. A área próxima ao imóvel já foi isolada pela Guarda Municipal.

O processo de demolição do Edifício São Pedro em Fortaleza seguirá um protocolo de segurança. Inicialmente, será realizado um escoramento dos primeiros pavimentos do prédio para aumentar a segurança. Posteriormente, a demolição ocorrerá de cima para baixo, começando pelos pavimentos mais altos. O secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias, explicou que esse procedimento se estenderá por até 90 dias devido à fragilidade e antiguidade do prédio. No entanto, ele expressou a intenção de encurtar esse prazo, se possível.

O anúncio sobre a demolição da propriedade privada foi feito na segunda-feira, dia 4 de março, pelo prefeito José Sarto (PDT). Na ocasião, o prefeito explicou que o imóvel apresenta grande risco de desmoronamento, o que levou à decisão de iniciar o processo de demolição.

Desde 2014, a Defesa Civil tem monitorado de perto o Edifício São Pedro. Nas últimas avaliações realizadas, ficou evidente que o prédio não possui mais condições de ser recuperado. Diversos problemas estruturais foram observados, incluindo rachaduras significativas e deterioração da ferragem do edifício. A chefe do Núcleo de Ações Preventivas da Defesa Civil, Margareth de Paula, destacou esses problemas, justificando a necessidade urgente de demolição do prédio.

"A qualquer momento esse prédio poderia ruir. [...] O prédio está abandonado, com pessoas entrando e saindo, ou seja, sem saber, estão entrando em risco de acidente com 'risco de morte'. Não só essas pessoas, mas por quem passa pela rua [também]", endossou Dias nesta terça-feira.

A intervenção completa no Edifício São Pedro está estimada em cerca de R$ 1,7 milhão. O secretário municipal da Infraestrutura afirmou que esse custo será cobrado dos proprietários do edifício.

No anúncio da demolição, o prefeito José Sarto relembrou que uma pessoa já morreu no Edifício São Pedro e explicou que a decisão pela demolição considerou outros dois pontos: a falta de intervenções por parte dos proprietários do imóvel e o decreto do Governo do Estado revogando a declaração de interesse público do imóvel. Esses fatores foram determinantes para a tomada da decisão de demolir o prédio.

O Edifício São Pedro, inicialmente conhecido como Iracema Plaza Hotel, foi inaugurado em 1951. Naquela época, era considerado uma referência de luxo e sofisticação em Fortaleza, sendo comparado ao famoso "Copacabana Palace" do Rio de Janeiro.


IMÓVEL FOI DESOCUPADO

Para iniciar as intervenções no Edifício São Pedro, o imóvel foi desocupado. Na última sexta-feira, dia 1º de março, foram retiradas 16 pessoas em situação de rua que estavam vivendo no local. Todas concordaram em deixar o lugar no mesmo dia e receberam assistência para acessar o aluguel social ou encontrar abrigo em outros locais. Esses detalhes foram fornecidos pelo secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Francisco Ibiapina.

Sobre o perfil dessas pessoas, todos são adultos e viviam no local há até 3 anos. Do grupo, oito aceitaram o aluguel social.

HISTÓRIA DO EDIFÍCIO

O Edifício São Pedro antes conhecido como Iracema Plaza Hotel, foi inaugurado em 1951 e foi considerado o "Copacabana Palace cearense" devido ao seu prestígio e localização na orla de Fortaleza, sendo o primeiro empreendimento na região com mais de um andar. No final dos anos 1970, foi convertido em um edifício residencial exclusivo e renomeado como "Edifício São Pedro".

Nos últimos anos, o prédio enfrentou uma crescente degradação estrutural, tornando-se objeto de debate público. Houve períodos em que recebeu e perdeu status de tombamento provisório por parte da Prefeitura. Houve até mesmo promessas de que a estrutura seria reformada para abrigar um equipamento cultural.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 199998
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!