noticias35 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Ceará

Demolição do Edifício São Pedro na cidade de Fortaleza é Concluída

O edifício São Pedro, localizado na orla da capital cearense, teve seu processo de demolição iniciado em março deste ano e concluído nesta segunda-feira (20)

Publicada em 21/05/24 às 09:57h - 29 visualizações

Marcos Carneiro / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Demolição do Edifício São Pedro na cidade de Fortaleza é Concluída  Compartilhar a noticia Demolição do Edifício São Pedro na cidade de Fortaleza é Concluída  Compartilhar a noticia Demolição do Edifício São Pedro na cidade de Fortaleza é Concluída

Link da Notícia:

Demolição do Edifício São Pedro na cidade de Fortaleza é Concluída
Limpeza do material e iniciada após demolição do edifício São Pedro  (Foto: Roberto Jucá / Seinf / Rede Mult de Comunicação)
O edifício São Pedro, localizado na orla da capital cearense, teve seu processo de demolição iniciado em março deste ano e concluído nesta segunda-feira (20), segundo o secretário da Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias. A próxima etapa envolve a retirada dos escombros, que deve continuar até o final de junho.

"A demolição propriamente dita foi concluída. O que está sendo feito agora é o serviço de carga do material que foi demolido e envio para reciclagem", explicou Samuel Dias. Parte do material enviado para reciclagem será reaproveitado em obras realizadas pela prefeitura. 

"Estamos utilizando parte do material em algumas obras, diretamente da demolição para projetos como o aterro na entrada do Álvaro Weyne. Um buraco que acumulava água e resíduos foi seco e limpo, e agora vamos planar a área utilizando material do São Pedro", afirmou o secretário.


Visão lateral do edifício São Pedro pela avenida Historiador Raimundo Girão; último pavimento foi demolido nesta segunda-feira (20) — Foto: Roberto Jucá/Seinf


A demolição do edifício São Pedro, localizada na Praia de Iracema, começou em março e estava prevista para ser concluída em três meses. Segundo o prefeito de Fortaleza, José Sarto, o prédio precisava ser demolido devido à sua "situação precária e risco de desmoronamento".

Após o Anúncio da Prefeitura, Ministério Público do Ceará Contestou a Demolição
Após o anúncio da prefeitura, o Ministério Público do Ceará entrou com uma ação contra a demolição, mas a ação não avançou. Em abril, a obra foi embargada devido ao risco para os trabalhadores, mas foi liberada novamente 12 dias depois, após a implementação de novas medidas de prevenção de acidentes.

O secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, destacou que a prefeitura não desapropriou o terreno. Portanto, após a remoção dos escombros, o local será devolvido aos proprietários, que decidirão o destino da área. Além disso, eles deverão ressarcir a prefeitura pelo serviço de demolição, estimado em R$ 1,7 milhão.

"O trabalho realizado visava eliminar o risco de queda do edifício, protegendo a vida das pessoas que passavam pelo local, dos trabalhadores da obra da prefeitura na via em frente ao edifício, e das pessoas que frequentemente entravam e dormiam no prédio, além de reduzir a insegurança para os moradores da área", explicou Samuel Dias.

Do Luxo às Ruínas

Desde a década de 1950, o edifício tinha o uso dividido entre as atividades do hotel e apartamentos residenciais — Foto: Arquivo Nirez

Inaugurado em 1951, o prédio foi o primeiro a ter mais de três andares na Praia de Iracema. Originalmente conhecido como Iracema Plaza Hotel, ele simbolizou uma era de luxo e lazer à beira-mar para os boêmios e visitantes de Fortaleza, marcando o início da ocupação hoteleira na praia, que até então era dominada por casas de veraneio.

O Edifício São Pedro era uma referência de luxo e boemia para os fortalezenses, tanto pelo movimento do hotel quanto pelo uso residencial. A proximidade com o mar e o clima festivo dos eventos sociais deixaram uma marca duradoura na memória daqueles que frequentaram o imóvel.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 198133
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!