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Ceará conquista o topo: Liderança em crianças alfabetizadas na idade certa em 2023, revela relatório do MEC

Ao término do 2º ano do ensino fundamental, 83% das crianças no estado estavam proficientes em leitura e escrita.

Publicada em 29/05/24 às 11:30h - 33 visualizações

Ana Ferreira / Rede Mult de Comunicação


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Ceará conquista o topo: Liderança em crianças alfabetizadas na idade certa em 2023, revela relatório do MEC
Ceará lidera ranking de crianças alfabetizadas na idade certa em 2023, diz relatório do MEC.  (Foto: Fabiane de Paula/SVM / Rede Mult de Comunicação)

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Ceará liderou em 2023 como o estado com a maior porcentagem de crianças alfabetizadas na idade certa. No final do 2º ano do ensino fundamental, 83% das crianças estavam aptas a ler e escrever. Essas informações foram divulgadas hoje (28), durante a apresentação do primeiro relatório do novo indicador, realizada durante a reunião do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

“Esses dados mostram que estamos no caminho certo. Mas ainda temos muito a avançar. O Governo do Ceará não tem medido esforços e nem recursos para fazer a nossa educação crescer cada vez mais. Investir em educação é a garantia de um estado mais justo, humano e igualitário”, citou o governador Elmano de Freitas.

O índice foi calculado a partir da padronização nacional dos dados consolidados pelas avaliações realizadas nos estados em 2023. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi lançado pelo MEC no ano anterior, com o objetivo de assegurar o direito à alfabetização de todas as crianças do Brasil.

De acordo com o relatório, 56% das crianças brasileiras atingiram o nível de alfabetização estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental. Com esse resultado, o Brasil recuperou o desempenho de alfabetização observado antes da pandemia de Covid-19.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa garantir que alunos de 6 e 7 anos aprendam a ler e escrever. Em todo o país, 100% dos estados e 99,8% dos municípios aderiram ao programa. Segundo o MEC, mais de R$ 1 bilhão já foi investido no programa.

Além disso, o objetivo é recuperar as aprendizagens, com foco na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano que foram afetadas pela pandemia.

“Retomamos o patamar que era em 2019 [antes da pandemia da Covid]. Todos os estados melhoraram de 2021 para 2023”, disse o ministro Camilo Santana. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 era de 36%.

Avanço pós-pandemia de Covid

O nível alcançado pela nova política é comparável à taxa de alfabetização de estudantes no Brasil em 2019, conforme indicado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que estava em torno de 55%

"É importante de comemorar, mas ainda estamos muito longe, porque não queremos apenas metade das nossas crianças alfabetizadas na idade certa, queremos 100%. Progredimos, porém ainda temos um longo caminho a percorrer", avaliou Camilo Santana, ministro da Educação.

Segundo o ministro, uma quantia superior a R$ 1 bilhão foi transferida para os estados e municípios com o objetivo de promover políticas locais de alfabetização, viabilizar a criação de espaços de leitura nas escolas, capacitar gestores e professores, e empreender outras ações.

Situação da Alfabetização Infantil

Taxa de Alfabetização na Idade Correta:

  • Brasil - 56%
  • Alagoas - 44%
  • Amapá - 42%
  • Amazonas - 52%
  • Bahia - 37%
  • Ceará - 85%
  • Espírito Santo - 68%
  • Goiás - 67%
  • Maranhão - 56%
  • Mato Grosso - 55%
  • Mato Grosso do Sul - 47%
  • Minas Gerais - 60%
  • Pará - 48%
  • Paraíba - 51%
  • Paraná - 73%
  • Pernambuco - 59%
  • Piauí - 52%
  • Rio de Janeiro - 52%
  • Rio Grande do Norte - 37%
  • Rio Grande do Sul - 63%
  • Rondônia - 65%
  • Santa Catarina - 61%
  • São Paulo - 52%
  • Sergipe - 31%
  • Tocantins - 44%
Qual é a diferença entre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Saeb?

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, estabelecido pelo Ministério da Educação em 2023, visa coordenar esforços em nível municipal, estadual e federal para alcançar uma meta ambiciosa: assegurar que todas as crianças do 2º ano do ensino fundamental estejam aptas a ler e escrever.

Para viabilizar esse objetivo, o governo introduziu uma nova ferramenta de avaliação, projetada para oferecer uma análise mais precisa da situação educacional em cada rede de ensino.

Anteriormente, o principal instrumento de avaliação era o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). No entanto, o Saeb se concentra nos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental, além do 3º ano do ensino médio, avaliando seus conhecimentos em português e matemática.

Dois pontos de fragilidade no Saeb, no contexto da alfabetização:
  • em 2021, as crianças de 2º ano do ensino fundamental só participaram por amostra: ou seja, não foram todas que integraram o levantamento;
  • a avaliação é feita a cada dois anos, intervalo que impede um acompanhamento em tempo real dos problemas de aprendizagem.
Como solução, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, as avaliações realizadas por cada estado passaram a ser integradas aos dados do Saeb. São elas:
  • anuais, para um monitoramento constante das crianças;
  • e censitárias, em vez de por amostra (ou seja, todos participam).
O objetivo do Ministério da Educação (MEC) é obter uma avaliação mais precisa da situação de cada rede de ensino ao associar o Saeb com as provas estaduais.



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