noticias905 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Ceará

Água em cidade do Ceará tem níveis de urânio sete vezes acima do limite permitido; saiba mais

Santa Quitéria é um município rico em recursos minerais. O abastecimento de água na região está sendo realizado por meio de caminhões-pipa.

Publicada em 17/10/24 às 10:17h - 22 visualizações

Renan Feitosa / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Água em cidade do Ceará tem níveis de urânio sete vezes acima do limite permitido; saiba mais  Compartilhar a noticia Água em cidade do Ceará tem níveis de urânio sete vezes acima do limite permitido; saiba mais  Compartilhar a noticia Água em cidade do Ceará tem níveis de urânio sete vezes acima do limite permitido; saiba mais

Link da Notícia:

Água em cidade do Ceará tem níveis de urânio sete vezes acima do limite permitido; saiba mais
Torneira seca.  (Foto: Reprodução TV Gazeta / Rede Mult de Comunicação)
A água em uma região de Santa Quitéria, no interior do Ceará, apresentou uma concentração de urânio que é sete vezes superior ao limite permitido. A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde (Sesa) do estado nesta quarta-feira (16).

Segundo os resultados do teste de qualidade da água no distrito de Trapiá, em Santa Quitéria, foi verificada a presença de urânio acima do permitido em 14 das 15 amostras analisadas.

De acordo com a portaria de potabilidade GM/MS nº 888/21, o limite máximo permitido é de 0,03mg/L. Santa Quitéria é um município cearense rico em urânio e há um projeto em andamento para a instalação da maior mina de urânio do Brasil na cidade (entenda mais abaixo).

Mina em Santa Quitéria, no Ceará, pode ser usada para extração de urânio e fosfato caso empreendimento seja aprovado. — Foto: Arquivo SVM

Mina em Santa Quitéria, no Ceará, pode ser usada para extração de urânio e fosfato caso empreendimento seja aprovado. — Foto: Arquivo SVM

As amostras foram avaliadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), que, em seguida, as enviou ao Instituto Evandro Chagas (IEC) para revisão.

A Sesa afirmou que tomou todas as medidas necessárias imediatamente, incluindo a comunicação formal ao Ministério da Saúde, à Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e suas vinculadas, à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), à Casa Civil e a outros órgãos envolvidos.

Segundo a série histórica da Sesa para a região, até agora não foram encontradas condições clínicas e epidemiológicas de doenças que possam estar relacionadas ao metal no distrito, que fica a 70 km da jazida de Itataia. A secretaria destacou que as funções renais são mais suscetíveis aos efeitos do urânio.

Além disso, a secretaria informou que está implementando um novo plano de amostragem para todo o município de Santa Quitéria. Nesta fase inicial, está sendo feito o mapeamento, com cartografia, dos locais onde a coleta ocorrerá. As novas amostras devem ser coletadas no início de novembro, com um novo processo de análise realizado por Lacen e IEC.

Medidas adotadas

O Governo do Ceará declarou que, desde que soube do resultado do teste sobre a qualidade da água do distrito de Trapiá, tem adotado todas as ações necessárias para mitigar a situação e resolver o problema de abastecimento.

Desde o dia 28 de setembro, o governo implementou uma série de medidas, reconhecendo que a deterioração da qualidade da água se deve a causas naturais, devido à alta concentração do metal no solo. As medidas incluem:

- Criação de um Comitê Emergencial para Gerenciamento de Riscos e Contenção de Danos, composto pelas secretarias da Casa Civil, Recursos Hídricos, Saúde e Procuradoria-Geral do Estado, além dos órgãos Cagece, Cogerh, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar;

- Interdição imediata dos pontos de coleta onde foi detectada a presença de urânio;

- Orientação e acompanhamento multidisciplinar da população local, incluindo visitas de técnicos de saúde e abastecimento e a realização de audiência pública;

- Garantia do abastecimento à população com 15 carros-pipa diários;

- Início da operação da adutora nesta semana, que levará água do açude Araras para a localidade, com uma vazão de 18 m³/h;

- Elaboração de um Plano de Contingência em resposta ao evento adverso, com estratégia planejada e intersetorialmente articulada para minimizar os efeitos.

O Governo do Ceará afirmou que outras medidas serão adotadas conforme necessário, com o objetivo de proteger os cidadãos da comunidade de Trapiá.

Maior usina de urânio do Brasil

Em 24 de maio, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) aprovou a construção do local de beneficiamento de urânio do Complexo de Santa Quitéria, no Ceará. A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União quatro dias depois.

A jazida está localizada na fazenda Itataia, entre os municípios de Santa Quitéria e Itatira, a cerca de 210 quilômetros de Fortaleza, e é considerada a maior mina de urânio do Brasil.

A exploração da mina será realizada pelo Consórcio Santa Quitéria, formado pela empresa pública Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e pela Galvani Fertilizantes, do setor privado. A proposta é explorar a jazida por 20 anos.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 233631
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!