Na música e na poesia, é a arte que protagoniza grandes momentos na região. Um desses momentos ocorrerá nesta segunda-feira, dia 24, às 19h, no Teatro Municipal São José, em Fortaleza.
Trata-se do III Encontro de Cantadores da Casa de Vovó Dedé, integrante do Festival Aralume, que neste ano alcança sua quinta edição. O evento, gratuito e aberto ao público, mergulha profundamente na cultura do Nordeste ao reunir três gerações de cantadores no mesmo palco.
As apresentações serão realizadas em duplas. Geraldo Amâncio, de Fortaleza, se unirá a Guilherme Calixto, de Quixadá; Antônio Jocélio, de Itaitinga, estará acompanhado por Maximino Bezerra, de Venturosa (PE); Thulio Fontinele, de Sumé (PB), se apresentará ao lado de Cícero Cosme, de Iguatu; por fim, Felipe Pereira, de Natal (RN), dividirá o palco com André Santos, de Tabira (PE).
O evento será ainda mais especial com as homenagens aos mestres da cantoria Fernando Saboia, de Morada Nova, e Elson Monteiro, de Jijoca de Jericoacoara. Ambos serão homenageados em reconhecimento ao incansável trabalho na promoção e divulgação da arte da viola e do repente.
Promovido pela Casa de Vovó Dedé, o Festival Aralume celebra a riqueza e a diversidade da cultura nordestina desde 2020. Ao longo das suas edições, o festival tem oferecido uma variedade de eventos de música, poesia, literatura e dança, realizados no palco, nas salas de aula da Casa ou em equipamentos culturais na capital cearense.
O propósito é nobre: exaltar o vigor e a beleza cultural do Nordeste. Neste ano, além do III Encontro de Cantadores da Casa de Vovó Dedé, o Aralume inclui diversas atividades. Entre elas, destacam-se a vivência brincante "Entre Reis e Reisados", conduzida pelo Mestre Aldenir, Tesouro Vivo da Cultura Cearense; a celebração do primeiro ano da Escola de Cordel e Cantoria; e um bate-papo em homenagem aos 80 anos do compositor e arquiteto Fausto Nilo.