noticias429 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Cultura

Porque os brasileiros estão trocando as novelas por doramas.

Publicada em 08/10/24 às 10:18h - 37 visualizações

João Paulo Miranda / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Porque os brasileiros estão trocando as novelas por doramas.  Compartilhar a noticia Porque os brasileiros estão trocando as novelas por doramas.  Compartilhar a noticia Porque os brasileiros estão trocando as novelas por doramas.

Link da Notícia:

Porque os brasileiros estão trocando as novelas por doramas.
Apesar de similaridades entre as produções, diferenças estão afastando brasileiros de novelas, que preferem assistir os doramas. Entenda:  (Foto: Divulgação / Rede Mult de Comunicação)

Os doramas têm ganhado um público cada vez maior fora da Coreia do Sul, inclusive no Brasil, onde muitos espectadores estão trocando as tradicionais novelas brasileiras por essas produções. A Ana Carolina Junqueira é um exemplo dessa tendência: com 53 dramas assistidos em dois anos, ela demonstra o poder de atração dessas séries, que se destacam por suas tramas emocionantes, diversidade de gêneros e cultura única.

A preferência pelos doramas pode estar ligada a vários aspectos, e a Ana Carolina destacou alguns pontos que atraem muitos fãs: a abordagem mais leve e inocente dos romances e a capacidade de cativar o público sem recorrer a cenas explícitas. Esse estilo mais contido e emocionalmente envolvente dos doramas é algo que muitos espectadores apreciam, especialmente quando comparado a algumas produções ocidentais que priorizam conteúdo mais adulto.

Além disso, os doramas costumam ter tramas bem elaboradas, com uma narrativa que combina romance, comédia, e elementos de cultura e tradição, o que é um grande diferencial. Essa sensação de novidade e a capacidade de envolver emocionalmente acabam conquistando pessoas que, como Ana Carolina, preferem esse tipo de conteúdo.

Outros motivos para esse abandono são a falta de desenvolvimento das histórias e ganchos para manter o espectador interessado, explica a corretora. Vale lembrar que os formatos costumam apresentar durações diferentes: enquanto os doramas têm cerca de 16 episódios, as novelas lançam capítulos todos os dias da semana durante, em média, seis meses.

Tanto as novelas brasileiras quanto os doramas coreanos compartilham o melodrama como um elemento central, mas as diferenças culturais acabam moldando as narrativas de maneiras distintas. No Brasil, as novelas frequentemente abordam temas sociais e cotidianos, com um realismo mais evidente, enquanto os doramas tendem a focar em aspectos mais idealizados e sentimentais, muitas vezes com toques de fantasia e cenários românticos.

A estrutura das histórias também difere: os doramas geralmente têm um número de episódios bem definido e menor, o que permite tramas mais compactas e diretas, enquanto as novelas brasileiras podem se estender por meses. Essa diferença de ritmo e profundidade acaba refletindo os valores e expectativas culturais de cada país, oferecendo aos espectadores experiências emocionais únicas e variadas.

Essas particularidades, na verdade, permitem que muitos brasileiros se sintam à vontade com os doramas, pois já têm familiaridade com o melodrama, mas ao mesmo tempo encontram algo novo e refrescante em como as histórias são contadas.

O melodrama que leva os brasileiros ao k-drama

Sofia, que cresceu assistindo tanto a novelas mexicanas quanto brasileiras, acredita que pode haver uma influência inconsciente em seu consumo de doramas, que começou em 2017. Segundo ela, embora existam diferenças culturais, o melodrama presente em ambos os formatos é um elemento comum que facilita a aceitação das produções asiáticas pelo público brasileiro. Essa análise é reforçada por Ligia Prezia Lemos, pesquisadora do Grupo de Estudos Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (GELiDis), da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

“A estrutura do k-drama é muito agradável para os brasileiros porque somos ‘alfabetizados pela telenovela’. A gente chama de literacia midiática do brasileiro, que sabe ver novela, sabe o que esperar e entende como funciona o mecanismo. Tem a mocinha, o herói, o vilão e tem até o núcleo cômico da telenovela brasileira [nas produções sul-coreanas]”, afirma a pesquisadora.

“No entanto, assim como Ana e Sophia, muitas pessoas têm demonstrado uma rejeição crescente às novelas tradicionais, enquanto o consumo de k-dramas e outras produções asiáticas disparou. Segundo um estudo da Netflix, o consumo de doramas sextuplicou entre 2019 e 2022. Ao mesmo tempo, Mania de Você, a nova aposta da Globo, teve a pior audiência de estreia da história da emissora.

‘Não quero mais assistir novela de jeito nenhum, a ponto de ter antipatia até da própria emissora. Se eu voltasse a assistir alguma, seriam novelas leves, bem diferentes do que a Globo faz hoje’, afirma Ana.”

Veja a lista dos 7 Doramas mais assistidos:

1. Meu Demônio Favorito

2. Beleza Verdadeira

3. Minha Vez de Amar

4. Reino da Conquista

5. Em Ruínas

6. Vivendo no Vermelho

7. Amor Contra as Regras




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 233650
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!