No Parque do Cocó, em Fortaleza, uma iniciativa singular está trazendo o golfe para crianças e adolescentes das escolas públicas da capital. O projeto, liderado por Antenor Naspolini, busca oferecer acesso gratuito ao esporte, promovendo inclusão e oportunidades de aprendizado.
Naspolini, um crente no poder transformador do esporte, percebeu a falta de acesso das crianças da periferia a atividades esportivas diversificadas. Determinado a mudar essa realidade, ele compartilha o conhecimento e paixão pelo golfe.
“Nós temos aqui o único campo público de golfe do Norte e Nordeste, com a grande vantagem. É um parque público, portanto você não paga para jogar” explica Antenor.
O projeto oferece às crianças da escola pública a oportunidade de aprender e participar do esporte. “O golfe é altamente proibitivo, porque apenas uma camada social tem acesso, mas aqui as crianças têm acesso, elas jogam, aprendem, convivem,” destaca Naspolini.
Além do beneficio da democratização do esporte, as aulas permitem que o público adquira vantagens como enormes em termos de formação, educação, coordenação motora e concentração.
A iniciativa destaca a importância da inclusão em um esporte muitas vezes associado à elite. “Agora todo mundo pode jogar,” conclui Naspolini, celebrando a democratização do golfe.
Fonte: https://gcmais.com.br/camisa-8/2024/06/13/tudo-de-graca-voluntario-ensina-aula-de-golfe-no-gramado-do-parque-do-coco/