noticias409 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Futebol

Toda a repercussão no caso do Atentado ao ônibus do Fortaleza EC

Publicada em 22/02/24 às 13:37h - 32 visualizações

Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Toda a repercussão no caso do Atentado ao ônibus do Fortaleza EC  Compartilhar a noticia Toda a repercussão no caso do Atentado ao ônibus do Fortaleza EC  Compartilhar a noticia Toda a repercussão no caso do Atentado ao ônibus do Fortaleza EC

Link da Notícia:

Toda a repercussão no caso do Atentado ao ônibus do Fortaleza EC
















O retorno da delegação do Fortaleza de São Lourenço da Mata, onde fica a Arena de Pernambuco, para Recife se tornou uma triste página no futebol brasileira em razão do episódio de violência de torcedores do Sport.

Bombas e muitas pedras foram atiradas contra o ônibus — ao mesmo tempo, de acordo com os presentes. O grande barulho de explosão foi o estopim para momentos de tensão em meio à fumaça e ao forte cheiro de pólvora, além de sangue pelos corredores.

Com atletas feridos (João Ricardo, Gonzalo Escobar, Dudu, Brítez, Lucas Sasha e Titi) e estilhaços por todo lado, os integrantes da delegação tentavam se comunicar e socorrer os companheiros junto ao médico Glay Maranhão. Escobar, por exemplo, foi atingido por uma pedra. A parte superior de uma das laterais do veículo teve praticamente todos os vidros quebrados, o que dá a dimensão do ataque.


Reações e repercussão do caso:


FORTALEZA:

O Fortaleza emitiu uma nota atualizando a situaão clínica dos jogadores. Com atletas feridos (João Ricardo, Gonzalo Escobar, Dudu, Brítez, Lucas Sasha e Titi) e estilhaços por todo lado, os integrantes da delegação tentavam se comunicar e socorrer os companheiros junto ao médico Glay Maranhão. Escobar, por exemplo, foi atingido por uma pedra.

O ônibus seguiu para um hospital, onde todos passaram por atendimento médico. João Ricardo e Gonzalo Escobar passaram por suturas. O lateral-esquerdo argentino também foi submetido a tomografia na cabeça, já que foi atingido por uma pedra — em um dos vídeos, inclusive, aparecia bastante machucado.


"O ônibus da delegação do Fortaleza, que embarcava atletas, comissão técnica, staff e diretoria, foi atacado por bombas e pedras por torcedores do Sport na saída da Arena de Pernambuco após o jogo pela Copa do Nordeste.Após o ocorrido, a delegação foi levada rapidamente e diretamente ao hospital mais próximo de Recife"

''Seis jogadores foram atingidos: o goleiro João Ricardo foi ferido com um corte no supercílio e o lateral-esquerdo Gonzalo Escobar sofreu uma pancada na cabeça, um corte na boca e um outro corte no supercílio. O lateral-direito Dudu, os zagueiros Titi e Brítez, e o volante Lucas Sasha foram feridos com estilhaços de vidro e tiverem que conter sangramentos.João Ricardo e Gonzalo Escobar passaram por suturas, procedimento de recebimento de pontos cirúrgicos. O lateral-esquerdo também irá realizar exames de tomografia na cabeça, mas está bem e consciente. Os demais atletas passarão por cuidados médicos para a retirada de estilhaços de vidro pelo corpo.Seguimos no aguardo de novas atualizações e, neste momento, estamos dando às devidas assistências aos componentes de toda delegação."'


SPORT: Dirigentes do Sport foram até o hospital prestar apoio à delegação do Fortaleza. Em nota, o clube pernambucano repudiou o episódio, afirmou que "sempre irá abominar esse tipo de postura" e se colocou à disposição das autoridades para eventuais colaborações. O clube pernanmbucano soltou uma nota depois do incidente.


"O Sport Club do Recife repudia veementemente os atos de violência praticados contra o ônibus da delegação do Fortaleza Esporte Clube na saída da Arena de Pernambuco após a partida desta quarta-feira.Os absurdos atos de violência não condizem com a real conduta e comportamento da torcida rubro-negra, tampouco com os valores do Clube - que sempre irá abominar esse tipo de postura.O presidente Yuri Romão, o executivo André Figueiredo, o coordenador técnico Ricardo Drubscky e a equipe médica do Clube já estão com delegação do time cearense, prestando apoio e todo o suporte necessário.O Sport também já se colocou à disposição para ajudar na apuração dos fatos e as investigações, buscando identificar os envolvidos nesse ato criminoso."


FEDERACÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL COBRA INVESTIGACÃO, LEIS MAIS RÍGIDAS E DEFENDE TORCIDA ÚNICA:

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, condenou o atentado. O mandatário pernambucano cobrou leis mais duras para coibir a violência no futebol e sugeriu às autoridades de segurança pública do Estado que seja criado um disque-denúncia com recompensa para identificação dos responsáveis.

O presidente da Federação Pernambucana prevê que os eventuais identificados ficarão presos por pouco tempo e, nos próximos dias, pretende ir a Brasília conversar com parlamentares, diante da repercussão do tema, sobre um projeto de lei.

Evandro Carvalho não escondeu a insatisfação com o cenário de violência entre torcidas no futebol brasileiro e afirmou que além de cobrar uma legislação mais rigorosa, defende que todos os jogos sejam com torcida única, como "medida de choque".


GOVERNO ESTADUAL PROMETE PUNICÃO A ENVOLVIDOS:

Em nota divulgada nas Redes Sociais,  Raquel Lyra (PSDB), governadora de Pernambuco, se manifestou contra o ataque criminoso:

“O futebol é uma paixão nacional e deve sempre unir as pessoas, jamais ser palco para atos violentos. O episódio com o time do Fortaleza é lamentável e será apurado com todo vigor. Como torcedora e pernambucana, fico triste e envergonhada. Como governadora, garanto que trabalharemos para buscar e punir os culpados. As pessoas responsáveis por esse ato não são torcedores, são criminosos. Futebol e violência não devem se misturar jamais”.


LIGA DO NORDESTE SE PRONUNCIA SOBRE O OCORRIDO E PROMETEU AVALIAR MEDIDAS:

“A Liga do Nordeste repudia veementemente o lamentável episódio ocorrido contra a delegação do Fortaleza Esporte Clube e está cobrando a apuração com a consequente responsabilização criminal das pessoas responsáveis por esse ataque criminoso. Com relação às medidas a serem tomadas estamos conversando com os clubes para que consigamos tomar uma decisão de forma coletiva”.


FEDERACÃO CEARENSE DE FUTEBOL FALA EM TENTATIVA DE ASSASSINATO:

"Nosso posicionamento é de total repúdio a essa tentativa de assassinato que os torcedores do Sport realizaram a delegação do Fortaleza. Estamos em contato com a delegação do nosso filiado para prestar todo o apoio necessário e iremos atuar juridicamente nas esferas desportiva, criminal e cível para que os responsáveis sejam exemplarmente punidos. "Sob a luz dos regulamentos da CBF, o clube mandante não garantiu a segurança a delegação do clube visitante. Isso é descumprimento de regulamento que deve ser julgado no STJDF. Além disso, o clube e a Federação irão ingressar com notícia-crime desportiva para buscar a uma punição grande do Sport, inclusive com pena de perda de mando de campo".


DECLARACÕES DE POLÍTICOS CEARENSES PÓS ATENTADO:

- Elmano de Freitas (Governador): ''Triste e lamentável. Futebol não combina com episódios de violência como este”.


- Jade Romero (Vice Governadora): “Absurdo o ocorrido nesta madrugada em Recife-PE com a delegação do Fortaleza EC”.


- Evandro Leitão (Deputado Estadual, Presidente da ALECE): ''Inaceitável e violento. Que os responsáveis sejam identificados e punidos o mais rápido possível”


MARCELO PAZ SÓ COLOCA O TIME EM CAMPO APÓS RECUPERACÃO DE ATLETAS FERIDOS:

“O Fortaleza está colocando oficialmente que só quer voltar a jogar quando seus jogadores estiverem curados do que aconteceu, os seis jogadores, e também que os agressores estejam punidos. Esse é o nosso desejo. Precisamos ter coragem de debater, discutir e enfrentar de verdade, punir. Tem que ter reconhecimento fácil em todos os estádios, é lei. Implementem logo, vamos tirar os bandidos do estádio, do futebol. Tem muita gente que não agrega em nada, vai para roubar, para brigar, depredar patrimônio e estamos fechando os olhos para isso”


PRESIDENTE DA LIGA DO NORDESTE, CONSTANTINO JUNIOR, APOIA DECISÃO DE MARCELO PAZ:

"Marcelo é um líder no futebol. Acho que o Nordeste tem que olhar o Fortaleza como um exemplo de gestão. Eu assino embaixo toda colocação dele. Precisamos entender e abraçar esse momento do Fortaleza. Vamos conversar com ele, acatar e tentar viabilizar. Foi um ataque muito duro. Não podemos deixar passar. Caso contrário, será corriqueiro. Vamos mobilizar mais presidentes para endossar essa solicitação do Fortaleza. Não vamos medir esforços para isso."


ATO PODERIA TER SIDO EVITADO SE AS BOMBAS TIVESSEM SIDO APREENDIDAS PELA PM NA ENTRADA DO ESTÁDIO:

Informacões obtidas com exclusividade pelo Blogueiro Jamildo, do Jornal do Comercio dão conta de que a Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE) barrou a entrada de explosivos na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, localizado a aproximadamente 30 quilômetros da capital, por torcedores do Sport, mas não apreendeu os artefatos. 

O Batalhão de Choque da PM-PE precisou, inclusive, disparar quatro vezes com arma de fogo, visando proteger o efetivo e os civis que estavam trabalhando, para conter a invasão e a briga entre torcedores do Sport, que portavam os explosivos, e do Fortaleza. O episódio aconteceu na entrada “Q” da Arena Pernambuco. A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco considera “falha grave”.


TIMES CEARENSES SE SOLIDARIZAM COM O INCIDENTE:

FLORESTA: ''Que este ato contra a delegação do Fortaleza EC, não vire apenas mais um na estatística no País''.

''Após o confronto entre Sport/PE e Fortaleza EC pela Copa do Nordeste na Arena de Pernambuco, a delegação do clube cearense sofreu um atentado violento no retorno para o hotel. É inacreditável este tipo de situação existir no meio futebolístico, que este caso não vire apenas estatística, e prendam os infratores deste ato violento''.

''O Floresta Esporte Clube se solidariza com a diretoria, comissão técnica, jogadores e staff que foram vítimas desta atitude criminosa e reitera que não deve ser aceito de hipótese alguma''.

''A Diretoria alviverde reforça que o respeito e a segurança são um dos principais pilares primordiais no futebol''.


- MARACANÃ: ''Maracanã Esporte Clube, expressa nosso mais profundo repúdio ao lamentável acontecimento envolvendo o time do Fortaleza Esporte Clube. O ataque sofrido pelos jogadores após a partida da Copa do Nordeste é um ato deplorável e inaceitável''.

''Nós, do Maracanã Esporte Clube, repudiamos veementemente qualquer forma de violência dentro do esporte. O futebol é um campo de competição saudável, onde a paixão e a rivalidade devem ser vivenciadas dentro dos limites do respeito e da integridade''.

''Nossos pensamentos estão com os jogadores e a equipe técnica do Fortaleza Esporte Clube que foram feridos nesse triste episódio. Desejamos pronta recuperação aos afetados e esperamos que medidas rigorosas sejam tomadas para garantir a segurança e a integridade de todos os envolvidos no esporte''.

''Reiteramos nosso compromisso com a promoção de um ambiente esportivo seguro e respeitoso, onde o talento e a dedicação dos atletas sejam enaltecidos, e onde a violência não tenha lugar''.

''Esperamos que este incidente sirva como alerta para a necessidade de união em prol da paz e da harmonia no esporte. Juntos, podemos construir um ambiente onde o fair play e o espírito esportivo prevaleçam''.

''Assinado, Maracanã Esporte Clube''


- IGUATU: ''A associação Desportiva Iguatu lamenta profundamente a lastimável ação contra a delegação do Fortaleza Esporte Clube após o jogo na Arena Pernambuco''.

''É motivo de tristeza para todos que fazem o futebol, seja colaboradores, diretores e verdadeiros torcedores, mas enquanto ficarmos só no campo ideológico do sentimento, essas atitudes vão continuar acontecendo''.

''É preciso ação, atitude, para combater essas pessoas que se infiltram no meio dos torcedores para praticar crimes e fazer vandalismo nas praças esportivos''.

''Desejamos desde já uma boa recuperação aos profissionais lesionados e a entidade @fortalezaec para superar esse trauma pós jogo''.

''Um forte abraço a todos e viva aqueles que de fato sabem o significado da palavra Futebol''.


- FERROVIÁRIO: ''O Ferroviário Atlético Clube expressa solidariedade ao Fortaleza Esporte Clube diante dos atos agressivos enfrentados por seus atletas na noite desta última quarta-feira, em Recife. Repudiamos veementemente qualquer forma de violência no esporte, pois este deveria ser um ambiente de competição saudável e respeito mútuo''.

''É lamentável que jogadores, que dedicam suas vidas ao futebol, se deparem com situações tão adversas. Acreditamos na importância de promover um ambiente esportivo seguro e inclusivo, onde a rivalidade seja apenas no torcer e não ultrapasse os limites do respeito''.

''Em 2024 também fomos vítimas de atos de vandalismo, praticados por criminosos contra a nossa delegação, após uma partida. Nossa solidariedade vai para os atletas e todos os profissionais envolvidos no futebol, com a esperança de que as autoridades competentes investiguem e tomem medidas eficazes para prevenir episódios semelhantes no futuro.''


- CEARÁ: ''É inadmissível o episódio de violência em Recife, protagonizado por criminosos que se dizem torcedores. O Ceará Sporting Club se solidariza com os atletas do @fortalezaec, estima melhoras e espera que essa mancha no nosso futebol seja atenuada com punição exemplar dos envolvidos''.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 197702
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!