noticias757 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Mundo

Ataque com Drone na Usina Nuclear de Zaporizhzhia:

Ataque com drone na usina nuclear de Zaporizhzhia provoca alerta da AIEA sobre segurança.

Publicada em 12/08/24 às 09:15h - 22 visualizações

Alfredo de Alencar / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia  Ataque com Drone na Usina Nuclear de Zaporizhzhia:  Compartilhar a noticia  Ataque com Drone na Usina Nuclear de Zaporizhzhia:  Compartilhar a noticia  Ataque com Drone na Usina Nuclear de Zaporizhzhia:

Link da Notícia:

 Ataque com Drone na Usina Nuclear de Zaporizhzhia:
Usina Nuclear emite fumaça escura após bombarddeio  (Foto: Reprodução/Zelensky usa X para divulgar ataque. / Rede Mult de Comunicação)

No domingo, 11 de agosto de 2024, Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), anunciou que um ataque com drone atingiu a usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia. O incidente provocou uma série de explosões e gerou uma espessa fumaça escura na parte noroeste da instalação, danificando uma das torres de resfriamento.

Embora a AIEA tenha descartado riscos imediatos de radiação elevada, solicitou acesso urgente à torre para avaliar os danos. As torres de resfriamento, situadas ao norte do tanque de resfriamento e fora do perímetro da usina, são cruciais para a geração de energia, mas danos a essas estruturas não comprometem diretamente a segurança da unidade.

Grossi alertou que "esses ataques imprudentes comprometem a segurança nuclear e aumentam o risco de um acidente nuclear", fazendo um apelo para a cessação imediata de tais ações e a necessidade imperiosa de proteger as instalações nucleares.

Acusações e Reações

Kiev e Moscou se acusam mutuamente pelo ataque. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia atribuiu o bombardeio aos ucranianos e exigiu que a AIEA identifique o responsável, observando que "o silêncio sobre o ocorrido perpetua a sensação de impunidade de Kiev".

Por sua vez, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que o incêndio foi causado pelos "ocupantes russos" que controlam a usina. Zelensky assegurou que os níveis de radiação permanecem normais, mas alertou que "o risco de novos incidentes persiste enquanto os ocupantes russos continuarem no controle da usina".



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 198231
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!