noticias518 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Mundo

Grécia ordena evacuação devido a catástrofe que ameaça Atenas

O prefeito de Maratona, Stergios Tsirkas, descreveu a situação ao canal de televisão Skai: "Enfrentamos uma catástrofe de proporções bíblicas."

Publicada em 12/08/24 às 11:41h - 26 visualizações

Marcos Carneiro / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Grécia ordena evacuação devido a catástrofe que ameaça Atenas  Compartilhar a noticia Grécia ordena evacuação devido a catástrofe que ameaça Atenas  Compartilhar a noticia Grécia ordena evacuação devido a catástrofe que ameaça Atenas

Link da Notícia:

Grécia ordena evacuação devido a catástrofe que ameaça Atenas
Parthenon com fumaça dos incêndios florestais.  (Foto: Angelos TZORTZINIS / AFP / Rede Mult de Comunicação)
Nesta segunda-feira (12), o governo da Grécia emitiu novas ordens de evacuação nas áreas ao redor de Atenas devido ao avanço rápido dos incêndios florestais em direção à capital.

Apesar dos esforços para controlar as chamas, as autoridades do Serviço de Proteção Civil ordenaram a evacuação de moradores de mais de 25 cidades e vilarejos, conforme reportado pela agência de notícias Reuters.

Vassilis Vathrakogiannis, porta-voz dos bombeiros, afirmou à imprensa: "As forças da Proteção Civil lutaram duramente durante toda a noite, mas, apesar dos esforços sobre-humanos, o fogo continua sua rápida propagação."

Segundo a agência AFP, dois hospitais — um pediátrico e um militar — também foram evacuados. Os pacientes foram transferidos para outros centros médicos durante a madrugada em Penteli, localizada a 15 km ao nordeste de Atenas. No total, 29 crianças precisaram ser transferidas para estabelecimentos na capital.

Até o momento, não há relatos de mortes, mas 13 pessoas foram tratadas por socorristas e equipe médica devido à inalação de fumaça, e dois bombeiros receberam tratamento por queimaduras, informou Vathrakogiannis.

A Proteção Civil enviou mensagens aos moradores da região com instruções para seguir as orientações das autoridades e informações sobre onde procurar ajuda, alertando: "Incêndios florestais perto de vocês. Sigam as instruções das autoridades."

O Estádio Olímpico OAKA, localizado no norte de Atenas, foi aberto para abrigar milhares de pessoas que precisaram deixar suas casas.

Catástrofe histórica

Os habitantes da cidade histórica de Maratona, situada a 40 km a leste de Atenas e com uma população de 7 mil pessoas, foram evacuados no domingo para a cidade costeira de Nea Makri.

O prefeito de Maratona, Stergios Tsirkas, descreveu a situação ao canal de televisão Skai: "Enfrentamos uma catástrofe de proporções bíblicas. Todo o nosso município está envolvido pelas chamas."

De acordo com a emissora pública de televisão ERT, a frente do incêndio já cobre mais de 30 quilômetros e algumas chamas alcançam mais de 25 metros de altura.

Para combater o incêndio, as autoridades mobilizaram 670 bombeiros e 183 veículos, além de 32 hidroaviões que sobrevoam a área.

Embora incêndios florestais sejam comuns na Grécia, a situação deste ano é especialmente preocupante devido ao inverno mais quente já registrado e à onda de calor precoce que afetou o país. Para hoje, a previsão meteorológica aponta uma temperatura máxima de 29ºC, com rajadas de vento podendo chegar a 50 km/h.

A Grécia, que recebe muitos turistas no verão, viu o fechamento da Acrópole em vários dias devido ao calor intenso. Cientistas apontam que as mudanças climáticas estão tornando fenômenos meteorológicos extremos, como ondas de calor, mais frequentes e intensos.

Giorgos Tsevas, um morador de 48 anos de Polydendri, uma cidade próxima a um foco do incêndio, expressou seu desespero: "Tudo está queimando. Eu tinha 200 oliveiras e todas desapareceram," lamentou.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 198280
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!