noticias522 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Mundo

EUA demandam da Turquia que diminua Pressão Sobre o Irã acerca de Tensão e Promessas de Vingança

Tensões Escalam no Oriente Médio: EUA Solicitam Intervenção Turca e Irã Ameaça Vingança Contra Israel.

Publicada em 13/08/24 às 06:58h - 20 visualizações

Alfredo de Alencar / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia EUA demandam da Turquia que diminua Pressão Sobre o Irã acerca de Tensão e Promessas de Vingança  Compartilhar a noticia EUA demandam da Turquia que diminua Pressão Sobre o Irã acerca de Tensão e Promessas de Vingança  Compartilhar a noticia EUA demandam da Turquia que diminua Pressão Sobre o Irã acerca de Tensão e Promessas de Vingança

Link da Notícia:

EUA demandam da Turquia que diminua Pressão Sobre o Irã acerca de Tensão e Promessas de Vingança
Porta-aviões estadunidense a caminho do mediterrâneo  (Foto: :Reproduçã/Internet / Rede Mult de Comunicação)
Os Estados Unidos estão calculando uma intervenção de aliados com laços com o Irã para forçar a redução das tensões no Oriente Médio. O embaixador dos EUA na Turquia, Jeff Flake, informou à Turquia e a outros parceiros que exerçam pressão sobre o Irã para conter a escalada de conflitos. Flake disse durante uma mesa-redonda com jornalistas em Istambul, destacando a importância do envolvimento da Turquia para evitar um agravamento da situação. "Pedimos a todos que tenham qualquer relação com o Irã para que os pressionem a reduzir as tensões, e isso inclui a Turquia", disse Flake, que está se aproximando do fim de sua missão na Turquia.

A situação no Oriente Médio tornou-se ainda mais crítica após o assassinato de Ismail Haniyeh, o líder político do Hamas apoiado pelo Irã, em Teerã, no dia 31 de julho. O assassinato gerou uma onda de ameaças de vingança do Irã contra Israel, que atualmente está envolvido em um intenso conflito com o grupo islâmico palestino em Gaza. O Irã acusou Israel de ser responsável pelo ataque, embora Israel não tenha reivindicado a responsabilidade.

As promessas de vingança do Irã foram enfatizadas na sexta-feira (9), quando Ali Fadavi, vice-comandante da Guarda Revolucionária do Irã, declarou que o país está preparado para cumprir as ordens do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, de "punir duramente" Israel pelo assassinato de Haniyeh.

 "As ordens do líder supremo em relação à punição severa de Israel e à vingança pelo sangue do mártir Ismail Haniyeh são claras e explícitas... e serão implementadas da melhor maneira possível", disse Fadavi à mídia iraniana.

A escalada das tensões entre Israel e Irã se intensificou na semana passada. Benjamin Netanyahu afirmou que seu país deu "golpes esmagadores" em aliados do Irã. Em resposta, o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, anunciou na rede social X, que fez uma ligação para o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, para informar sobre ajustes na postura das forças dos EUA e reforçar o apoio "inabalável à defesa de Israel".

Enquanto a comunidade internacional observa com crescente preocupação, a tentativa dos EUA forçar a Turquia e outros aliados para mitigar a crise, o que reflete a complexidade das relações diplomáticas na região e a urgência de evitar um conflito mais amplo.

Diante das recentes atitudes dos Estados Unidos para que a Turquia pressione o Irã sobre as ameaças de vingança que intensificam a tensão no Oriente Médio, surgem dúvidas crucial acerca da influência que a ONU tem na mediação de conflitos globais. Com a crescente complexidade das dinâmicas regionais e a dificuldade de alcançar acordos significativos entre potências e aliados, pode-se questionar se a ONU ainda possui o peso e a eficácia necessários para exercer uma influência efetiva na resolução de guerras e crises internacionais. A capacidade da ONU de intervir de forma decisiva e coordenar esforços de pacificação em um cenário de múltiplas tensões e interesses divergentes parece cada vez mais desafiadora, levantando dúvidas sobre o papel real da organização na manutenção da paz mundial.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 198334
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!