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Abu Dhabi planeja ter o primeiro aeroporto 100% digital do mundo

Aeroporto inicia projeto para instalar sensores biométricos em todos os pontos de identificação.

Publicada em 13/08/24 às 07:29h - 31 visualizações

Rede Mult de Comunicação / Marcos Carneiro


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Abu Dhabi planeja ter o primeiro aeroporto 100% digital do mundo
Aeroporto de Abu Dhabi aplica medidas para se tornar 1º do mundo totalmente digital.  (Foto: AlxeyPnferov / iStock Editorial / Getty Images Plus / Rede Mult de Comunicação)
Imagine embarcar em um voo sem precisar apresentar seu passaporte, documento de identidade ou bilhete, nem uma única vez no aeroporto. Até 2025, isso pode se tornar realidade no Aeroporto Internacional Zayed, em Abu Dhabi.

O aeroporto lançou o Projeto de Viagem Inteligente, que visa instalar sensores biométricos em todos os pontos de identificação, incluindo balcões de check-in, cabines de imigração, caixas de lojas duty-free, lounges de companhias aéreas e portões de embarque.

Sensores biométricos identificam indivíduos por características biológicas. Com essa tecnologia, em qualquer ponto onde um documento seria exigido para acesso, a identidade e o status de viagem do passageiro podem ser verificados através de reconhecimento facial ou de íris.

O aeroporto, conhecido por sua infraestrutura de alta tecnologia, foi elogiado por Elon Musk, que afirmou que “os Estados Unidos precisam correr atrás” dessas mudanças.

A Inovação

Em Abu Dhabi, a tecnologia já está em uso em algumas áreas do aeroporto, especialmente em voos operados pela companhia aérea parceira, Etihad. No entanto, a ambição de expandir a tecnologia para todo o fluxo de passageiros é um avanço significativo.

“Estamos expandindo para nove pontos de contato, e isso seria uma novidade mundial”, afirmou Andrew Murphy, diretor de informação do Aeroporto de Abu Dhabi.

“Foi projetado sem necessidade de pré-cadastro; os passageiros são automaticamente reconhecidos e autenticados à medida que se movem pelo aeroporto, acelerando significativamente todo o processo”, explicou Murphy.

Ele detalha que qualquer pessoa que chegue aos Emirados Árabes Unidos pela primeira vez, seja residente ou turista, tem seus dados biométricos coletados na imigração pela Autoridade Federal para Identidade, Cidadania, Alfândega e Segurança Portuária (ICP).

O sistema do aeroporto acessa esse banco de dados e verifica os passageiros conforme eles passam pelos pontos de controle. “O que torna essa solução biométrica verdadeiramente única aqui é a parceria com a ICP para utilizar esses dados, de forma a tornar a experiência do passageiro fluida. E é por isso que todos podem usá-la”, explicou Murphy.

Murphy afirmou que o objetivo é facilitar o fluxo de passageiros, tornando o trânsito muito mais rápido. Até agora, a implementação inicial tem mostrado resultados positivos.

“As pessoas relatam que conseguem chegar à área comercial ou ao portão em menos de 15 minutos, e quando você considera que esta é uma instalação enorme, capaz de processar 45 milhões de passageiros, atravessar um aeroporto desse tamanho em apenas alguns minutos é realmente revolucionário”, disse ele.

Opção de Não Participar

Uma pesquisa da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), de outubro de 2023, revelou que 75% dos passageiros prefeririam usar dados biométricos em vez de passaportes e cartões de embarque de papel.

Para os 25% restantes, que podem se sentir desconfortáveis com a tecnologia ou preferirem interações humanas, Murphy informou que ainda será possível optar por uma verificação mais tradicional.

Oferecer aos passageiros a escolha de utilizar ou não o reconhecimento facial é apoiado por formuladores de políticas internacionais, especialmente para aqueles não acostumados com a tecnologia em aeroportos.

“Se alguém viaja apenas uma vez a cada dois ou três anos, como é o caso de muitas pessoas, então, de fato, elas podem preferir uma interação humana para obter orientação”, disse Louise Cole, chefe de experiência do cliente e facilitação da IATA.

“Acredito que o toque humano, na verdade, se resume à escolha pessoal, dando aos clientes uma opção que reflita o que temos em outros ambientes”, acrescentou.

Além disso, será necessário mostrar documentação a um funcionário se você estiver com crianças pequenas, embora a idade mínima possa variar entre os aeroportos.

“Reservamos o sistema para pessoas com 12 anos ou mais porque descobrimos que, com crianças mais novas, seus traços faciais mudam rapidamente,” explicou Murphy.

Isso também pode ser uma questão de conformidade com diretrizes e políticas globais. “Existem outros aspectos do trânsito internacional envolvendo crianças para os quais pode não ser apropriado usar biometria”, disse Cole. “É preciso garantir que a criança esteja viajando com o cuidador adequado”, acrescentou.

Competição Global

Outros aeroportos ao redor do mundo também estão adotando a tecnologia biométrica em vez de depender de papel. De acordo com o relatório de outubro de 2023 da IATA, 46% dos entrevistados disseram ter usado a tecnologia em um aeroporto anteriormente.

No entanto, nenhum aeroporto é oficialmente considerado livre de passaportes. “Sei que há muitas intenções de alcançar essa experiência biométrica totalmente sem contato,” comentou Cole. “Mas uma das razões pelas quais a indústria está tão atrasada é a dificuldade de imaginar qualquer outro processo de consumo onde você tenha que parar e provar algo repetidamente.”

Ainda assim, há exemplos de progresso em todo o mundo. O Aeroporto Changi de Singapura é um dos líderes na implementação da tecnologia. Assim como Abu Dhabi, também fez parceria com a autoridade de imigração do governo para desenvolver uma liberação biométrica acessível tanto para residentes quanto para turistas. O sistema será implementado progressivamente, a partir deste mês.

O Aeroporto Internacional de Hong Kong, Tóquio Narita, Tóquio Haneda e o Aeroporto Internacional Indira Gandhi de Delhi também lançaram terminais biométricos em determinados pontos durante o trânsito.

A dedicação dos aeroportos do Oriente Médio e da Ásia-Pacífico coloca essas regiões como líderes na integração da biometria no transporte aéreo, segundo Cole. “Essas regiões estão definindo o padrão para a integração biométrica no transporte aéreo,” afirmou.

Os aeroportos europeus também estão fazendo progressos significativos. No ano passado, a IATA fez parceria com a British Airways para testar o primeiro voo internacional com identidade digital totalmente integrada.

Decolando de Heathrow e pousando em Roma Fiumicino, um passageiro de teste voou apenas com sua identidade digital, conhecida como W3C Verifiable Credential. Seu passaporte, visto e bilhete eletrônico foram armazenados em uma carteira digital, todos verificados por reconhecimento biométrico.

Nos EUA, o Customs and Border Protection implementou biometria em todas as zonas de chegada de seus 96 aeroportos internacionais, com cinquenta e três locais também utilizando a tecnologia na área de embarque.

Solução Sem Papel

Para Cole, garantir que todos os testes e tecnologias estejam alinhados é crucial para a eficiência e segurança. “Os benefícios de uma excelente experiência do cliente em um aeroporto podem se perder se o próximo aeroporto para onde esse passageiro for tiver uma abordagem completamente diferente”, explicou.

O segredo do sucesso, segundo Cole, é a padronização e a cooperação internacional. “Poder usar uma única identidade digital em vários aeroportos e com diversas companhias aéreas significa uma experiência de cliente muito mais fluida, mantendo a privacidade no centro e lidando com os dados de forma segura.”

À medida que aeroportos como o de Abu Dhabi expandem o uso da tecnologia biométrica, eles podem estabelecer o padrão para que outras zonas de trânsito sigam o mesmo caminho, abrindo portas para uma viagem sem documentos.



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