noticias353 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Municipal

Prefeitura de Fortaleza lança iniciativa para promover cultura oceânica nas escolas municipais

Na fase inicial do projeto, mais de 3 mil alunos do 6º ao 9º ano participarão de atividades de letramento oceânico

Publicada em 04/06/24 às 12:00h - 57 visualizações

Fábio Tajra / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Prefeitura de Fortaleza lança iniciativa para promover cultura oceânica nas escolas municipais  Compartilhar a noticia Prefeitura de Fortaleza lança iniciativa para promover cultura oceânica nas escolas municipais  Compartilhar a noticia Prefeitura de Fortaleza lança iniciativa para promover cultura oceânica nas escolas municipais

Link da Notícia:

Prefeitura de Fortaleza lança iniciativa para promover cultura oceânica nas escolas municipais
Lançamento do Projeto de Incentivo a Cultura Oceânica realizado pela Prefeitura de Fortaleza  (Foto: Tainá Cavalcante / Rede Mult de Comunicação)
No dia 27 de Maio, a Prefeitura de Fortaleza anunciou um novo projeto para incentivar a cultura oceânica na Rede Municipal de Ensino. Desenvolvida pela Agência de Desenvolvimento da Economia do Mar de Fortaleza (ADEMFOR), a iniciativa tem como objetivo espalhar o conhecimento sobre conscientização ambiental e economia azul nas escolas municipais, promovendo o desenvolvimento sustentável dos recursos marinhos.

“Fortaleza é uma cidade litorânea e é preciso incentivar uma cultura para aproveitar todas as potencialidades da nossa praia. Com essa parceria com a ADEMFOR, nós vamos, dentro das escolas, desenvolver um currículo voltado para a educação oceânica, o objetivo é introduzir pesquisas e conteúdos acadêmicos. Iniciaremos com seis escolas e os professores de ciências e geografia serão capacitados para desenvolver esse projeto junto aos estudantes”, informou Jefferson Maia, secretário municipal da Educação (SME).

Na segunda etapa, serão oferecidos cursos de formação para professores e outras experiências práticas para os estudantes. (Foto: Tainá Cavalcante / Prefeitura de Fortaleza)

Na primeira fase da iniciativa, mais de 3 mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental serão envolvidos em atividades de letramento oceânico. Inicialmente, essas atividades ocorrerão em seis unidades escolares, integrando-se aos componentes curriculares já existentes. Na segunda etapa, serão oferecidos cursos de formação para professores e outras experiências práticas para os estudantes.

“A iniciativa de hoje é um primeiro passo, mas fundamental. Não vamos mudar a mentalidade das pessoas de uma hora para outra, então temos que começar com as crianças, marcando presença nas escolas e mostrando a importância da cultura oceânica. É importante que elas tenham consciência dos desafios da sustentabilidade”, comentou o vice-prefeito Élcio Batista.

Homero Silva, superintendente da ADEMFOR, comentou sobre o potencial do bom aproveitamento da cultura oceânica. “É um grande passo que iniciamos hoje, dado pelo prefeito Sarto. Precisamos aprofundar a discussão sobre a relação de Fortaleza com o oceano. Nossa cidade tem um potencial enorme, além de que temos diversas obras de infraestrutura ao longo da orla, que vão ajudar no desenvolvimento dessas potencialidades de forma econômica e sustentável”.

Cidade mais sustentável

Fortaleza recentemente se destacou ao ser classificada em segundo lugar mundial na categoria Meio Ambiente, segundo o renomado índice de melhores cidades do mundo da Oxford Economics. Esse reconhecimento coloca a cidade em evidência global como um exemplo de gestão ambiental e qualidade de vida.

Na pesquisa, a capital cearense obteve uma avaliação de 98,8%, ficando atrás apenas de Suva, em Fiji, que alcançou 100% na categoria Meio Ambiente. A classificação considerou o compromisso das cidades com a sustentabilidade ambiental e sua vulnerabilidade aos riscos das mudanças climáticas.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 198055
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!