O prefeito Sarto fiscalizou, nesta segunda-feira (22/7), obras de urbanização no bairro Paupina, e anunciou que os serviços chegaram a 65% de conclusão. As intervenções fazem parte do Proinfra e contemplam serviços de drenagem, pavimentação em intertravado, meio-fio e calçadas padronizadas e acessíveis, transformando a realidade de cerca de 2.500 pessoas que moram na região.
“Aqui na Paupina nós já realizamos os serviços em 46 ruas, que foram completamente requalificadas, com piso intertravado, com drenagem, saneamento e pavimentação. E agora a gente está acompanhando os serviços em mais 8 ruas. No total, são 54 vias beneficiadas por uma iniciativa que muda a realidade das pessoas”, afirmou Sarto.
Durante a fiscalização das obras, o prefeito visitou residências e conversou com moradores do bairro. Entre eles, a Maria da Conceição da Silva, que tem deficiência visual, e o irmão dela, Lindeberg da Silva, que é cadeirante. “Eles tinham muita dificuldade no ir e vir, até para ir para o posto de saúde. Com as obras de urbanização, a gente está mudando a vida deles e de muitas pessoas”, destacou Sarto.
Ao todo, sete ruas estão sendo contempladas com as obras: Travessa Monte Verde, Rua Eduardo Freitas, Rua Paulo Ribeiro, Rua Augusto, Rua Paisagística, Travessa SDO e Rua Joaquim Bezerra, totalizando 4.000 m² de área de intervenção.
Albaniza Teixeira, moradora da Rua Paulo Ribeiro, relata que houve uma grande melhora nas ruas urbanizadas. "Antes, era só lama", conta ela, destacando a importância das obras realizadas na região para a qualidade de vida dos moradores.
Os serviços foram orçados em R$ 1,1 milhão. As intervenções estão dentro do cronograma de obras e possuem prazo para setembro deste ano.
Proinfra
A Prefeitura de Fortaleza segue executando o Proinfra, programa de infraestrutura para urbanização e revitalização de vias em diferentes comunidades.
Ruas antes de terra batida, que muitas vezes enfrentavam problemas recorrentes de alagamento, estão recebendo novas estruturas, com novo sistema de drenagem, instalação de rede coletora de esgoto, pavimentação em intertravado e asfalto, além de novas calçadas. As intervenções proporcionam mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida aos moradores.
Já são 814 vias urbanizadas e cerca de 300 km de melhorias viárias, com investimento de R$ 640 milhões. O projeto já beneficiou cerca de 115 mil pessoas que residem em comunidades carentes de Fortaleza.
Até agora, 16 localidades já foram contempladas pelas obras: Comunidade Alto Alegre (São Bento), Comunidade 7 de Setembro (Siqueira), Planalto Vitória (Canindezinho), Renascer (Siqueira), Nova Portuguesa (Jangurussu), Pedras, Ancuri, Jagatá, São Miguel (Curió), Aracapé, Barroso, Vila Cazumba (Cidade dos Funcionários), Santa Fé (Ancuri), Comunidade Marrocos (Siqueira), Presidente Vargas e Conjunto Palmeiras.