noticias652 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Municipal

Fortaleza celebrou tradicional feriado de Iemanjá nesta quinta-feira (15)

A celebração em honra a Iemanjá contará com uma programação especial em fortaleza.

Publicada em 15/08/24 às 16:46h - 21 visualizações

Rede Mult de Comunicação / Marcos Carneiro


Compartilhe
Compartilhar a noticia Fortaleza celebrou tradicional feriado de Iemanjá nesta quinta-feira (15)  Compartilhar a noticia Fortaleza celebrou tradicional feriado de Iemanjá nesta quinta-feira (15)  Compartilhar a noticia Fortaleza celebrou tradicional feriado de Iemanjá nesta quinta-feira (15)

Link da Notícia:

Fortaleza celebrou tradicional feriado de Iemanjá nesta quinta-feira (15)
a rede mult de comunicação faz a cobertura exclusiva da tradicional festa de Iemanjá na barra do ceará (Pai Alex).  (Foto: Rede Mult de Comunicação / WP Garotinho)
Nesta quinta-feira (15/08), Fortaleza celebra o feriado em homenagem à sua padroeira, Nossa Senhora da Assunção. Além disso, a capital cearense também acolhe a tradicional Festa de Iemanjá, na Praia de Iracema, que reúne terreiros de umbanda de toda a região metropolitana.

Reconhecida como Patrimônio Imaterial de Fortaleza, a Festa de Iemanjá ocorre há quase 60 anos e inclui rituais, cortejos e oferendas ao longo do dia. A celebração destaca a importância da preservação das tradições religiosas afro-brasileiras, homenageando a mãe de todos os orixás.

Mãe Taquinha de Oya, presidente do Afoxé Filhos de Oya, ressaltou a importância da festa e pediu que os participantes evitem o uso de materiais poluentes. "Não levem rosas de plástico para Iemanjá, evitem jogar garrafas na praia e não utilizem plásticos descartáveis. Optem por materiais naturais para evitar a poluição da nossa praia sagrada e façam tudo com a dignidade que ela merece."

Outras festividades também estão programadas em diferentes locais de Fortaleza, como na Praia do Leste, no bairro Pirambu, e na Praia Barra do Ceará. Na Praia do Futuro, a União Espírita Cearense de Umbanda organiza celebrações, com a programação disponível no Instagram da instituição. A presidente da União, Mãe Tecla, destacou que, apesar das dificuldades e perseguições enfrentadas no passado, a festa hoje é um símbolo de liberdade religiosa. 

"Meu pai, Manoel Rodrigues de Oliveira, fundou a primeira federação de umbanda para honrar a mãe dele, Mãe Júlia. Na década de 50, as celebrações eram realizadas nas dunas da Praia do Futuro para evitar a repressão policial. Felizmente, hoje temos a liberdade para praticar nossa religião sem medo."



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 198044
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!