noticias555 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Municipal

Sarto anuncia compromisso de criar o Samu Gestante para reforçar saúde da mulher

Programa irá ampliar o atendimento de mulheres grávidas em casos de emergências ginecológicas e obstétricas.

Publicada em 02/09/24 às 08:39h - 21 visualizações

Marcos Carneiro / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sarto anuncia compromisso de criar o Samu Gestante para reforçar saúde da mulher  Compartilhar a noticia Sarto anuncia compromisso de criar o Samu Gestante para reforçar saúde da mulher  Compartilhar a noticia Sarto anuncia compromisso de criar o Samu Gestante para reforçar saúde da mulher

Link da Notícia:

Sarto anuncia compromisso de criar o Samu Gestante para reforçar saúde da mulher
Sarto participou de duas inaugurações de comitês de candidatas a vereadora: Aline da Saúde, na Cidade 2000, e Carla do Acilon, no São Bento.  (Foto: Reprodução / Rede Mult de Comunicação)
Na noite deste sábado (31/08), o prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), participou de duas inaugurações de comitês de candidatas a vereadora: Aline da Saúde, na Cidade 2000, e Carla do Acilon, no São Bento.

Durante os eventos, Sarto abordou seus compromissos de campanha para a saúde da mulher, ressaltando a expansão do atendimento a gestantes com a criação do programa Samu Gestante. Este programa será responsável por transportar pacientes para hospitais em situações de emergência ginecológica e obstétrica.

“Na saúde da mulher, a gente vai fazer o Samu Gestante, com uma equipe do Samu especialmente para atender às gestantes. E a gente vai ampliar o que já está fazendo hoje, que é o atendimento obstétrico no pré-natal, já colocando o pediatra para acompanhar o bebê desde a barriga da mãezinha”, garantiu o prefeito.

Compromisso com a saúde

Mais cedo, Sarto participou de uma atividade com profissionais da saúde no Comitê Central de campanha, onde reafirmou suas prioridades na área. Entre as ações previstas estão a redução das filas para cirurgias eletivas e exames especializados, o fortalecimento da atenção secundária e a construção de mais seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas.

Saúde da mulher

Fortaleza conta com 132 postos de saúde que oferecem um atendimento abrangente para a saúde da mulher, incluindo acompanhamento pré-natal, suporte à amamentação e métodos contraceptivos gratuitos. Também são disponibilizados atendimentos especializados em maternidade e para vítimas de violência na rede de atenção secundária.

A Rede de Atenção Materno Infantil de Fortaleza inclui hospitais distritais e o Hospital da Mulher, assegurando um nascimento humanizado e seguro. A cidade dispõe ainda de 26 Salas de Apoio à Mulher que Amamenta, oferecendo orientações sobre amamentação e coleta de leite humano, que é enviado para bancos de leite para beneficiar bebês prematuros.

Graças às políticas públicas direcionadas à rede materno-infantil, a cidade registrou uma significativa redução na mortalidade materna desde 2021. Em 2022, a taxa de mortalidade materna caiu 45,6%, alcançando uma razão de 27%, com a tendência de diminuição continuando em 2024.

O Hospital Distrital Gonzaga Mota do José Walter foi totalmente requalificado e teve sua capacidade triplicada, tornando-se referência no atendimento a mulheres vítimas de violência sexual e o hospital público que mais realizou partos no Ceará em 2023, totalizando 4.863 nascimentos.

Desde 2021, gestantes e puérperas estão entre os grupos prioritários para vacinação contra a covid-19, e desde 2023, podem se vacinar nos postos de saúde, recebendo também imunização específica de rotina.

Cidade 2000 e São Bento

A primeira inauguração de comitê ocorreu na Cidade 2000. Durante a primeira gestão de Sarto, os moradores do bairro foram beneficiados com três novos Centros de Educação Infantil (Paulo César Feitosa, Menino Maluquinho e Wilma Maria de Vasconcelos Leopércio) e com o novo Posto de Saúde Liduina Maria Araujo, além da reforma da Areninha da Cidade 2000 e do Posto de Saúde Rigoberto Romero.

A segunda inauguração aconteceu no bairro São Bento, que recebeu 55 ruas em piso intertravado no Alto Alegre através do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra) e foi contemplado com dois novos CEIs (Dalila Delmas Montenegro e Dom Beda Pereira de Holanda) e a reforma da Areninha Campo Alto Alegre.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 197782
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!