É ótimo ver que os aposentados e pensionistas do INSS já estão recebendo a antecipação do décimo terceiro. Essa antecipação certamente ajudará muitas pessoas a lidar com suas despesas e planejar suas finanças de forma mais tranquila. A disponibilidade do extrato com os valores e as datas de pagamento tanto no aplicativo Meu INSS quanto no site gov.br/meuinss facilita bastante o acesso à informação para aqueles que têm acesso à internet. Além disso, é importante saber que também há a opção de consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135, o que garante acesso à informação mesmo para quem não tem acesso à internet. Essas medidas demonstram um esforço em tornar o processo mais acessível e transparente para todos os beneficiários.
Confira o calendário de pagamento
Governo antecipa décimo terceiro do INSS a 33,7 milhões de segurados. - Arte EBC
Governo antecipa 13º do INSS a 33,7 milhões de segurados. - Arte EBC
O decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Este será o quinto ano seguido em que os segurados do INSS receberão o décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19. Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.
Segundo o Ministério da Previdência, o pagamento do décimo terceiro antecipará a entrada de R$ 67,6 bilhões na economia. Desse total, R$ 33,68 bilhões correspondem à primeira parcela, referente à competência de abril e que será paga entre o fim de abril e o início de maio. O restante corresponde à segunda parcela, da competência de maio, a ser paga no fim de maio e início de junho.
A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.
O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil, não têm direito a décimo terceiro salário.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-04/inss-comeca-pagar-nesta-quarta-decimo-terceiro-antecipado#