noticias601 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Política

Lula precisará definir a data para anunciar que não reconhecerá a vitória de Nicolás Maduro

Após o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela ter declarado Nicolás Maduro como vencedor das eleições, sem a divulgação das atas eleitorais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá que se manifestar.

Publicada em 23/08/24 às 10:51h - 23 visualizações

Rede Mult de Comunicação / Marcos Carneiro


Compartilhe
Compartilhar a noticia Lula precisará definir a data para anunciar que não reconhecerá a vitória de Nicolás Maduro  Compartilhar a noticia Lula precisará definir a data para anunciar que não reconhecerá a vitória de Nicolás Maduro  Compartilhar a noticia Lula precisará definir a data para anunciar que não reconhecerá a vitória de Nicolás Maduro

Link da Notícia:

Lula precisará definir a data para anunciar que não reconhecerá a vitória de Nicolás Maduro
A situação deixada pela Venezuela, sob o governo de Maduro, não oferece muito espaço para Lula e Petro considerarem outras alternativas.  (Foto: Reprodução / YouTube / Lula oficial / Rede Mult de Comunicação)
Lula agora precisa estabelecer a data para fazer o anúncio oficial sobre o que já está decidido nos bastidores: a não aceitação da vitória de Maduro.

O presidente brasileiro, no entanto, busca uma posição conjunta e está conversando com o presidente colombiano, Gustavo Petro, sobre a declaração a ser emitida.

A situação deixada pela Venezuela, sob o governo de Maduro, não oferece muito espaço para Lula e Petro considerarem outras alternativas.

Além da declaração do Tribunal Supremo, o governo venezuelano deixou claro que não divulgará as atas eleitorais.

Essas atas foram solicitadas por Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Canadá e países europeus para que pudessem adotar uma posição oficial sobre a eleição.

O governo brasileiro ficou ainda mais irritado quando o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, afirmou que a Venezuela seguiu o mesmo processo eleitoral do Brasil.

Em sua declaração após a decisão do tribunal, Rodríguez zombou do assessor internacional de Lula e enviou uma mensagem direta: “ouviu, Celso Amorim”.

No Brasil, ao contrário da Venezuela, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga todos os resultados e documentos. Na Venezuela, tanto o Tribunal Supremo quanto o Conselho Nacional Eleitoral estão sob o controle de Maduro.

A preocupação no Brasil gira em torno da reação de Maduro a uma nota conjunta do Brasil e da Colômbia que não reconheça sua vitória.

O governo brasileiro não pretende romper relações diplomáticas ou comerciais com a Venezuela, país vizinho que fornece energia para Roraima.

Uma das preocupações do Brasil é o possível aumento no número de venezuelanos migrando para o território brasileiro.

Há a possibilidade de Maduro expulsar a embaixadora brasileira na Venezuela, Glivânia Oliveira, seguindo o exemplo de Daniel Ortega, na Nicarágua.

Caso isso aconteça, o Brasil não fecharia sua embaixada na Venezuela e manteria um encarregado de negócios à frente da sua representação no país vizinho.

Essa situação se manteria até que novas negociações possam levar a uma normalização das relações entre os dois países.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 197969
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!