noticias607 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Política

Impasse sobre apoio a André Fernandes ou Evandro Leitão divide lideranças do Podemos no Ceará.

O diretório estadual e o ex-presidente da legenda na capital têm enfrentado um conflito em relação à posição do partido em Fortaleza.

Publicada em 14/10/24 às 16:38h - 19 visualizações

Renan Feitosa / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Impasse sobre apoio a André Fernandes ou Evandro Leitão divide lideranças do Podemos no Ceará.  Compartilhar a noticia Impasse sobre apoio a André Fernandes ou Evandro Leitão divide lideranças do Podemos no Ceará.  Compartilhar a noticia Impasse sobre apoio a André Fernandes ou Evandro Leitão divide lideranças do Podemos no Ceará.

Link da Notícia:

Impasse sobre apoio a André Fernandes ou Evandro Leitão divide lideranças do Podemos no Ceará.
André Fernandes e Evandro Leitão disputam o segundo turno na Capital.  (Foto: Ismael Soares Davi Rocha / Rede Mult de Comunicação)
O impasse em torno do apoio do Podemos no segundo turno da eleição para a Prefeitura de Fortaleza tem gerado divisões entre as lideranças do partido na cidade. De um lado, o ex-presidente municipal e vereador Wellington Sabóia manifesta seu apoio à candidatura de André Fernandes (PL); do outro, a Executiva estadual do partido divulgou uma nota em favor de Evandro Leitão (PT).

A discussão sobre a posição do partido ganhou destaque neste fim de semana, quando Wellington Sabóia postou uma foto com André Fernandes e declarou apoio à sua candidatura na última sexta-feira (11). Sabóia, atualmente o único representante do Podemos na Câmara Municipal e reeleito para a próxima legislatura, foi presidente da Comissão Provisória do partido até o início de agosto, quando foi destituído após anunciar apoio à reeleição de José Sarto (PDT), derrotado na eleição, desrespeitando uma ordem de "neutralidade".

No domingo (13), a Executiva estadual do Podemos emitiu uma nota confirmando o apoio a Evandro Leitão (PT) e "desautorizando qualquer outro posicionamento diferente por parte de membros do nosso partido, com ou sem mandato, em nome do mesmo". O comunicado foi assinado pelo presidente da sigla no Ceará, Bismarck Maia, que assumiu a Executiva estadual em maio de 2023, após articulações para as eleições.

Frente à divergência de posicionamento, o vereador utilizou as redes sociais no domingo (13) para se manifestar. Em um esclarecimento, ele afirmou que sua "recondução à presidência do Podemos Fortaleza já foi discutida com a presidente nacional, deputada federal Renata Abreu, e será concretizada nos próximos dias". 

"Eu liderei o processo eleitoral do Podemos em Fortaleza, e somos nós, os candidatos do partido na capital do Estado, que conquistamos 55.661 votos. A grande maioria desse eleitorado já está alinhada com André Fernandes para o segundo turno, por entendermos que ele representa o melhor projeto para a cidade", declarou.

Em resposta, Bismarck Maia afirmou que Sabóia "não pode falar pelo partido" e que ele "não deveria emitir essa nota dando a entender que fala em nome do partido"

"Vale o que está na nossa nota: apoio formal ao Evandro. Nenhum membro, com ou sem mandato, está autorizado a falar pelo partido de forma contrária. O vereador, até este momento, não é presidente da Comissão em Fortaleza, não podendo então falar pelo partido", enfatizou.

Wellington Sabóia rebateu, afirmando que apenas a Executiva Nacional poderia decidir sobre o "apoio nas capitais". 

"A resolução de definição partidária tem que ser expedida pela nacional, existe uma resolução que determina que só a nacional pode definir os apoios nas capitais. E nós, que temos votos em Fortaleza, decidimos apoiar o André agora no segundo turno", acrescentou.

Ele também mencionou que a neutralidade adotada pelo partido no primeiro turno já os liberava para apoiar qualquer candidato. Além disso, informou que planeja ir a Brasília na próxima semana para discutir sua restituição à presidência da comissão provisória municipal da legenda.

A reportagem contatou a presidente nacional do partido, Renata Abreu, e aguarda uma resposta.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 233630
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!