noticias875 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Política

Nos perdemos em um mundo de ódio, intolerância e golpismo', diz Barroso sobre atentado em Brasília

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, se pronunciou publicamente pela primeira vez sobre o atentado ocorrido em Brasília no dia 13 de novembro e pediu um "novo recomeço" para a sociedade brasileira.

Publicada em 14/11/24 às 16:03h - 14 visualizações

Isabelle Castro / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Nos perdemos em um mundo de ódio, intolerância e golpismo\', diz Barroso sobre atentado em Brasília  Compartilhar a noticia Nos perdemos em um mundo de ódio, intolerância e golpismo\', diz Barroso sobre atentado em Brasília  Compartilhar a noticia Nos perdemos em um mundo de ódio, intolerância e golpismo\', diz Barroso sobre atentado em Brasília

Link da Notícia:

Nos perdemos em um mundo de ódio, intolerância e golpismo', diz Barroso sobre atentado em Brasília
Barroso falou sobre recentes ataques à democracia e disse que não há espaço para ódio e violência  (Foto: Gustavo Moreno/STF / Rede Mult de Comunicação)
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, se pronunciou publicamente pela primeira vez sobre o atentado ocorrido em Brasília no dia 13 de novembro e pediu um "novo recomeço" para a sociedade brasileira. Durante discurso de abertura dos trabalhos da Corte nesta quinta-feira (14), Barroso questionou: "Onde foi que nós nos perdemos nesse mundo de ódio, intolerância e golpismo?".

Essa foi a primeira sessão do STF após o atentado de Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, que explodiu um carro e lançou vários artefatos explosivos em frente à Estátua da Justiça, antes de se autoexterminar com uma das bombas.

"Apesar de ainda estarmos no calor dos acontecimentos e no curso das apurações, nós precisamos como país e sociedade fazer uma reflexão profunda. Onde foi que perdemos a luz da nossa alma afetuosa, alegre e fraterna para a escuridão do ódio, da agressividade e da violência?", declarou Barroso.

O presidente do STF também lembrou episódios recentes de ataques à democracia, como os acontecimentos de 8 de janeiro, os acampamentos de extremistas e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, e os crimes do ex-parlamentar Daniel Silveira. Barroso destacou que, na democracia, "há lugar para todos", exceto para aqueles que alimentam o ódio.

"A democracia, como sempre digo, tem lugar para conservadores, liberais, e progressistas. Somos todos livres e iguais, só não há lugar para quem não respeita as regras da própria democracia e para quem pensa que a violência é uma estratégia de ação. E uma causa que precisa de ódio, de mentira, e violência, não pode ser uma causa boa", afirmou o presidente do STF.

Punição

Barroso reforçou a necessidade de punição para todos os envolvidos em atos que atentam contra a democracia e a integridade das instituições. Segundo ele, o atentado em Brasília "reforça também, e sobretudo, a necessidade de responsabilização de todos que atentem contra a democracia".

O ministro concluiu seu discurso fazendo um apelo à sociedade brasileira, especialmente em virtude do feriado da Proclamação da República, que ocorre nesta sexta-feira (15 de novembro).

"Quero fazer um apelo à sociedade brasileira por um novo recomeço. Estamos precisando retomar um tempo de civilidade, e fazer essa pequena revolução de volta ao que sempre fomos: um povo afetuoso e que se dá com respeito e consideração", disse Barroso.

O atentado ocorrido na Praça dos Três Poderes segue sendo investigado pela Polícia Federal, em colaboração com as forças de segurança do Distrito Federal. O STF também instaurou um inquérito, com o ministro Alexandre de Moraes previsto como relator.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 271852
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!