noticias190 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Tecnologia

Investimento bilionário, novo data center em Fortaleza busca gigantes como Amazon, Google e Meta

O CEO da empresa projeta que o local em Fortaleza será responsável pelo processamento de dados de grandes clientes do setor de telecomunicações.

Publicada em 26/06/24 às 10:02h - 75 visualizações

Alfredo de Alencar / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Investimento bilionário, novo data center em Fortaleza busca gigantes como Amazon, Google e Meta  Compartilhar a noticia Investimento bilionário, novo data center em Fortaleza busca gigantes como Amazon, Google e Meta  Compartilhar a noticia Investimento bilionário, novo data center em Fortaleza busca gigantes como Amazon, Google e Meta

Link da Notícia:

Investimento bilionário, novo data center em Fortaleza busca gigantes como Amazon, Google e Meta
Projeto do Scala Data Centers em Fortaleza / Rede Mult de Comunicação  (Foto: Scala Data Centers/Divulgação / Rede Mult de Comunicação)
 O novo empreendimento da Scala Data Centers, próximo à Praia do Futuro, visa atrair grandes clientes de tecnologia como Oracle, Meta, Microsoft e Google.

 Marcos Peigo, fundador e CEO da empresa, afirmou durante o lançamento da pedra fundamental na terça-feira (25), ao lado do prefeito José Sarto (PDT), que o novo empreendimento da Scala Data Centers em Fortaleza visa atender grandes clientes de tecnologia como Amazon, Oracle, Meta, Microsoft e Google.

 Ele também mencionou que, apesar de o data center da Scala ter uma capacidade superior ao atualmente disponível na capital cearense, o foco principal será atender clientes com demandas de "hyperscale", ou hiperescala.

 Conforme o CEO da empresa, em entrevista ao Diário do Nordeste, todos os data centers atualmente instalados em Fortaleza somam uma capacidade total de 14 MW, o que fica abaixo da capacidade prevista para o futuro centro de processamento de dados da Scala na cidade, denominado oficialmente SFORPF01.

"Ao completarmos (com os dois prédios), teremos 20,7 MW de capacidade de TI neste campus, representando um total de 30 megawatts de potência. Esses 30 MW são mais que o dobro de todos os data centers atualmente instalados em Fortaleza. É uma capacidade significativa, pois atendemos um perfil de cliente que demanda maior capacidade de processamento e consome mais energia", explicou.

O CEO comparou o empreendimento da Scala a um aeroporto: "Os passageiros são os usuários, os consumidores e os dados; os aviões são as aplicações, e os data centers são os aeroportos onde essas aplicações pousam".

 Fortaleza se destaca como a mais conectada por cabos submarinos de fibra óptica na América, ficando atrás apenas de Shima, no Japão, a nível mundial. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), são 16 estruturas que passam pela capital cearense, responsáveis por mais de 90% do tráfego de internet no Brasil.

 O Hub Tecnológico de Fortaleza desempenha um papel crucial na conectividade do país e tem sido fundamental para atrair a instalação de data centers na cidade, especialmente nas proximidades da Praia do Futuro, conforme enfatizado por Marcos Peigo. O novo equipamento será construído em um terreno em frente ao local da Cidade Fortal.

Legenda: Obra do Scala Data Centers em Fortaleza
Foto: Kid Júnior

 O CEO da Scala Data Centers destaca que a instalação do data center visa atender grandes clientes de tecnologia, que não encontravam disponibilidade suficiente de centros de processamento na capital cearense.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 248569
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!