noticias114 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Notícias

Previsão Aponta Nova Inundação Recorde, Frio e Ventos no Rio Grande do Sul

Saiba quais os locais serão mais afetados

Publicada em 13/05/24 às 08:25h - 28 visualizações

Marcos Carneiro / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Previsão Aponta Nova Inundação Recorde, Frio e Ventos no Rio Grande do Sul  Compartilhar a noticia Previsão Aponta Nova Inundação Recorde, Frio e Ventos no Rio Grande do Sul  Compartilhar a noticia Previsão Aponta Nova Inundação Recorde, Frio e Ventos no Rio Grande do Sul

Link da Notícia:

Previsão Aponta Nova Inundação Recorde, Frio e Ventos no Rio Grande do Sul
No domingo (12/5), um homem saiu de sua residência acompanhado de sua gata de estimação, no bairro Humaitá, em Porto Alegre.  (Foto: SEBASTIÃO MOREIRA/EPA-EFE/REX/SHUTTERSTOCK / Rede Mult de Comunicação)
A situação no Rio Grande do Sul tende a se agravar durante esta segunda e terça-feira (13 e 14/5), conforme as previsões meteorológicas mais recentes divulgadas pelos institutos especializados, superando os recordes anteriores de inundação registrados neste mês.

De acordo com um boletim emitido pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), há um alerta de que o nível do rio Guaíba pode atingir 5,5 metros - estabelecendo um novo recorde histórico de inundações, ultrapassando os 5,33 metros da semana anterior.

Além das precipitações recordes, desta vez o Estado enfrentará ventos fortes, com previsão de até 50 km/h. Posteriormente à diminuição das chuvas, na quarta-feira, é esperado um período de frio intenso.

A situação tende a se agravar em praticamente todas as regiões já afetadas, conforme alerta da MetSul Meteorologia. A entidade emitiu um comunicado detalhado sobre os locais que deverão enfrentar maiores impactos ao longo desta semana:

Nas bacias dos rios Taquari e Caí, o agravamento ocorre especialmente na primeira metade da semana.
Na bacia do Paranhana, o pico é esperado no início da semana, com uma tendência de queda ao longo dos dias subsequentes.
O rio dos Sinos, que recebe as águas do Paranhana, deve registrar aumento do nível de Campo Bom até Canoas, na Grande Porto Alegre, ao longo da semana, com uma cheia de grandes proporções.
No Jacuí, os ventos devem intensificar a situação na primeira metade da semana, especialmente na área de Eldorado do Sul e partes de Guaíba.
O rio Gravataí receberá grandes volumes de água provenientes do Litoral Norte, na região de Santo Antônio da Patrulha, o que resultará em um aumento gradual do nível ao longo da semana, com uma cheia de grande porte.
O rio Guaíba, em Porto Alegre, recebe água de todos esses rios, o que, somado ao aumento das cheias e à tendência de agravamento, implicará em uma situação crítica na capital ao longo da semana, com a chegada da segunda grande onda de vazão dos rios contribuintes.
No Sul do Estado, a enchente persistirá ao longo da semana nas cidades próximas à Lagoa dos Patos, devido à grande quantidade de água proveniente do Guaíba, o que prolongará a duração da enchente.
O governo estadual está atualizando os alertas de emergência e fornecendo informações abrangentes sobre a calamidade no Rio Grande do Sul através do site SOS Rio Grande do Sul.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 233548
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!