noticias829 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Notícias

Com o progresso da frente fria, a previsão é que 5 capitais registrem as temperaturas mais baixas do ano nesta quarta-feira (15); Rio Grande do Sul enfrenta o risco de geada.

Em algumas áreas do Sul, espera-se que os termômetros caiam abaixo de 0°C. Contudo, o alívio nas temperaturas será temporário, pois as chuvas devem retornar ao RS na quinta (16).

Publicada em 15/05/24 às 10:04h - 23 visualizações

Ana Ferreira / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Com o progresso da frente fria, a previsão é que 5 capitais registrem as temperaturas mais baixas do ano nesta quarta-feira (15); Rio Grande do Sul enfrenta o risco de geada.  Compartilhar a noticia Com o progresso da frente fria, a previsão é que 5 capitais registrem as temperaturas mais baixas do ano nesta quarta-feira (15); Rio Grande do Sul enfrenta o risco de geada.  Compartilhar a noticia Com o progresso da frente fria, a previsão é que 5 capitais registrem as temperaturas mais baixas do ano nesta quarta-feira (15); Rio Grande do Sul enfrenta o risco de geada.

Link da Notícia:

Com o progresso da frente fria, a previsão é que 5 capitais registrem as temperaturas mais baixas do ano nesta quarta-feira (15); Rio Grande do Sul enfrenta o risco de geada.
Capitais da região Sul podem registrar as menores temperaturas do ano nesta quarta (15).  (Foto: Inpe / Rede Mult de Comunicação)
Com o avanço da frente fria que conseguiu enfraquecer parcialmente o bloqueio atmosférico sobre o país, ao menos cinco capitais devem registrar a menor temperatura do ano nesta quarta-feira (15).

Prevê-se que as menores temperaturas se concentrem principalmente no Sul do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Porto Alegre deve ter mínima de 7°C, enquanto Florianópolis pode registrar uma mínima de 12°C.

Segundo os meteorologistas da Climatempo, as capitais que devem ter recorde de menores temperaturas são:

Porto Alegre
Florianópolis
Campo Grande
Cuiabá
Rio Branco

Vinícius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, menciona que embora São Paulo e Rio de Janeiro possam ter quedas expressivas nas temperaturas, não se esperam as menores marcas do ano. A mínima em São Paulo deve ficar em torno de 16°C, enquanto no Rio de Janeiro, por volta de 18°C.

Apesar do frio esperado para o Centro-Sul do país nesta metade da semana, o alívio será momentâneo, com máximas consideravelmente mais altas previstas para o final da semana. Isso se deve ao fato de que, embora tenha enfraquecido o bloqueio atmosférico, a frente fria não será capaz de romper totalmente esse sistema.

Inicialmente, previa-se que o bloqueio atmosférico, presente sobre o Brasil desde o dia 22 de abril, terminasse nesta terça-feira. No entanto, devido à manutenção do ar quente na região central do país, as previsões indicam que o bloqueio deve persistir até o fim da semana.

O bloqueio atmosférico, situado na região do Centro-Sul do país, é fundamental para manter as chuvas concentradas no Sul, impedindo que as frentes frias avancem para outras regiões.

O risco de geada aumenta
Com as baixas temperaturas previstas para esta quarta-feira no Sul do Brasil. Em algumas áreas do sul do Rio Grande do Sul, Serra Gaúcha e Catarinense, os termômetros podem registrar marcas abaixo de 0°C. O Inmet emitiu três alertas meteorológicos por conta da geada prevista na região – dois avisos de "perigo" e um aviso de "perigo potencial".

Os avisos de perigo
Abrangem o Sul do Rio Grande do Sul e a região da Serra Gaúcha, além da divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, alertando para o risco de perda de plantações, com temperatura mínima que deve variar entre 3ºC e 0ºC. Já o aviso de perigo potencial inclui todo o estado do Rio Grande do Sul e a região sul de Santa Catarina, com temperatura mínima na casa dos 3ºC.

A atuação intensa da massa polar no Sul fará com que o dia seja ensolarado, com poucas nuvens, e não há previsão de chuva para esta quarta-feira na região.

Chuvas voltam na quinta
Com a passagem da frente fria, que tem gerado um alívio rápido do calor e a diminuição das chuvas no Rio Grande do Sul, as temperaturas devem voltar a subir no Sudeste e no Centro-Oeste a partir de quinta-feira (16). A chuva também retorna ao Sul do país, com maiores acumulados no norte do Rio Grande do Sul. Embora a intensidade não seja tão extrema quanto nos últimos dias, ainda é motivo de preocupação considerando as inundações e o solo já encharcado.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 198237
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!